Seccional promove corrida pela paz com mais de 500 pessoas no Dia Internacional da Mulher - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

Seccional promove corrida pela paz com mais de 500 pessoas no Dia Internacional da Mulher

Brasília, 9/3/2015 – Em parceira com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), a Seccional da OAB do Distrito Federal promoveu, no domingo (8), a corrida “Justiça pela Paz em Casa”, no Parque da Cidade. Por ocasião do Dia Internacional da Mulher, a Comissão da Mulher Advogada também promoveu a “III Caminhada das Advogadas pela Igualdade de Gênero e o Fim da Violência Contra a Mulher. O evento contou com o patrocínio da Caixa de Assistência dos Advogados do DF, da AMIL, do Sindjus/DF, além do apoio do MPDFT, da Defensoria Pública do DF, da Caesb, da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher e da Secretaria de Saúde do DF. O governador Rodrigo Rollemberg e secretários de Estado participaram da corrida.

A corrida faz parte da Campanha Nacional “Justiça pela Paz em Casa”, idealizada pela vice-presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STF), ministra Carmen Lúcia. A campanha será realizada de 9 a 13 de março e tem por principais objetivos a coibição da violência doméstica e familiar contra a mulher e a ampla efetivação da Lei Maria da Penha.

O presidente da OAB/DF, Ibaneis Rocha, destacou que esse é um dia para marcar a luta em favor do fim da discriminação sofrida pelas mulheres. “Ainda é muito presente a desigualdade que existe na sociedade em relação à mulher, principalmente em relação àquela que vem das classes menos favorecidas e que não tem oportunidades de se colocar tanto no mercado de trabalho quanto na sociedade”, afirmou. “Sempre o lado mais visível da violência da mulher é a violência física, mas existe a violência psicológica em ambientes de trabalho, judiciais e institucionais”, ressaltou.

20150309_corridaO governador Rodrigo Rollemberg afirmou que a capital tem de melhorar as políticas de proteção à mulher. “Temos uma pauta de avanço em relação à mulher. A igualdade de direitos e responsabilidade entre mulheres e homens avançou muito nos últimos anos, mas ainda tem muito que avançar de reconhecimento, no trabalho de políticas contra a violência doméstica”.

A secretária de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do GDF, Marise Nogueira, também participou da corrida. “Esta é uma ação para todos; a violência contra as mulheres é também contra os homens, contra as crianças e contra a sociedade”. De acordo com ela, essa campanha serve para informar à sociedade que as denúncias devem ser feitas. Também participaram a secretária do Esporte e Lazer, Leila Barros, e o secretário de Turismo, Jaime Recena.

As participantes puderam, ainda, desfrutar serviços de alongamento, massagem, aferição de pressão e glicemia. As advogadas caminharam ao som do grupo de percussão feminino Maria Vai Casoutras.

Também participaram da caminhada Daniela Teixeira, secretaria-geral da OAB/DF, Juliano Costa Couto, secretário-geral adjunto, Ricardo Peres, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Mariela Souza, tesoureira da CAA/DF, Gildásio Pedrosa, vice-presidente da Subseção do Gama e os conselheiros seccionais: Ítalo Maciel, Ilka Teodoro e Maxmiliam Patriota. O 2º vice-presidente do TJDFT, desembargador Waldir Leôncio, os coordenadores do Centro Judiciário da Mulher do TJDFT, juízes Ben-Hur Viza e Carlos Bismarck. O ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Cláudio Santos e sua esposa, a advogada Eliene Bastos também estavam presentes,  além da presidente da Comissão da Mulher Advogada da Subseção de Taguatinga, Lucia Bessa e da presidente da Associação de Advogados Trabalhistas do Distrito Federal (AATDF), Alessandra Camarano.

Fotos – Valter Zica
Comunicação social – jornalismo
OAB/DF