Brasília, 19/7/2016 – A OAB/DF realizou, nos últimos dias, a entrega das várias doações feitas pelos advogados no primeiro semestre de 2016. Ao longo destes primeiros meses, foram doados cobertores, agasalhos, latas de leite em pó, livros de auto-ajuda, produtos de higiene pessoal e alimentos não perecíveis. Foram arrecadados 1.213 kg de alimentos e 1.224 latas de leite em pó.
Os donativos são oferecidos pelos advogados que participam das palestras e dos cursos da Seccional e da Escola Superior de Advocacia (ESA). As doações também estão abertas à comunidade. Quem se interessar em fazer uma contribuição pode ir até a sede da OAB/DF, na 516 Norte, e oferecer a sua ajuda.
Preocupada com a baixa temperatura de Brasília, a OAB/DF organizou a campanha do agasalho deste ano entre os meses de maio e julho. O pedido foi feito pela página da OAB/DF no Facebook e no site da instituição. A Seccional disponibilizou diversos pontos de arrecadação, entre eles a Sede da OAB/DF, todas as Subseções e salas dos Advogados nos Tribunais.
“É um trabalho social importante, pois tem como objetivo garantir um inverno mais tranquilo e aquecido para quem precisa através das entidades que assistem aos mais necessitados. Registro um agradecimento especial a todos os advogados do DF que colaboraram com Doações”, disse Elaine Starling, coordenadora da campanha e conselheira da Seccional.
A vice-presidente da OAB/DF, Daniela Teixeira, também ficou satisfeita com os resultados da campanha de agasalhos este ano e agradeceu aos envolvidos. “O papel institucional da OAB impõe a nossa responsabilidade em ajudar aos que mais necessitam. Agradecemos a todos os advogados que colaboraram com a campanha doando agasalhos e cobertores”. Também acompanharam as doações as conselheiras Seccionais Denise Fonseca e Ildecer Amorim.
Entrega de doações da Subseção do Gama para a casa abrigo
A Comissão da Mulher da OAB Subseção do Gama e Santa Maria levou donativos à Casa da Mulher Brasileira para serem distribuídos à Casa Abrigo e Casa Flor, unidades de acolhimento a mulheres vítimas de violência doméstica, na quarta-feira 13. Participaram da entrega o presidente da Subseção do Gama Amaury Santos de Andrade, a presidente da Comissão da Mulher Núbia Bragança e a secretária geral da comissão da Mulher Alessandra Uzuelli. Foram entregues cestas básicas, cobertores, roupas e sapatos decorrentes de doação para a subsecretária da Secretaria Adjunta da Mulher, Igualdade Racial e Direitos Humanos de Brasília, Lúcia Bessa, a presidente da Casa da Mulher Brasileira, Iara Lobo, a gerente da Casa Abrigo, Andréia Bandeira, e a chefe do Centro Especializado de Atendimento a Mulher, Marina Santiago.
Segundo a Gerente da Casa Abrigo, Andréia Bandeira, a instituição que existe há aproximadamente 20 anos tem como principais objetivos proteger e empoderar a mulher, para que ela consiga se livrar do ciclo de violência. “Esse é um serviço para mulheres vítimas de violência doméstica, em situação de risco eminente de morte. Lá elas ficam por um período até saírem as medidas necessárias para que elas vivam em segurança”, afirmou.
Os donativos doados têm como finalidade ajudar as mulheres durante a transição entre a casa abrigo e a retomada da rotina. Esse é o período mais complicado porque algumas mulheres saem de casa apenas com a roupa do corpo e tem de recomeçar a vida praticamente do zero. Muitas não mantêm contato com a família ou moram em um estado diferente dos familiares, por isso toda a ajuda recebida nessa fase é bem vinda. A presidente da Comissão da Mulher, Núbia Bragança, declarou que estava muito feliz com a possibilidade de ajudar ao próximo. “É muito bom você ver o sorriso do outro, é muito bom você saber que está fazendo alguém feliz. Não tem explicação”.
A Comissão da Mulher da Subseção Gama e Santa Maria também ganhou 30 pares de sapatos da loja Fulanitas de Tal e realizou um bazar na Casa da Mulher Brasileira. Os valores serão revertidos como ajuda de custo para as mulheres inscritas nos cursos ofertados pelo PRONATEC Mulheres Mil. Os cursos estão ocorrendo na casa da Mulher Brasileira, CEAM e Fábrica Social.
Quem quiser ajudar pode ir à sede da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ou entrar em contato diretamente com as creches:
*Aldeias Infantis SOS Brasil/Brasília – 3272-3482
*Associação Casa Santo André – 3384-3398 / 3384-4574 / 3327-9390
*Associação de Mães, Pais, Amigos e Reabilitadores de Excepcionais – AMPARE – 32749561
*Associação e Creche Primeiro Império – 3618-1316
*Casa da Sopa – 3323-3858 (Rainha da Paz)
* Casa da Mulher Brasileira (CEAM – Marina Santiago 98121-4545)
*Casa Transitória – 3356-2788
*Creche Comunitária da QE 33 Guará II – 3028-9001
*Creche Os Quatro Pequeninos – 3434-7034
*Creche Núcleo Bandeirante – 33862341
*Creche Pioneira da Vila Planalto – 3964-0054 / 33279322
*Comunidade Sagrada Face de Jesus Cristo
*Instituto Dom Orione – 3248-6043
*Instituto Sindiatacadista/DF – 3561-6064
*Igreja Evangélica Assembléia de Deus – 99288-7304 ou 99547-8281
*Obras Sociais e Assistenciais do Centro Espírita Maria Madalena – CEMA – 33892438
*Sociedade de São Vicente de Paulo – Creche Frederico Ozanan – 3581-9121
Comunicação social – jornalismo
OAB/DF