Desde 2006, o Conselho Nacional de Justiça realiza a Semana Nacional de Conciliação, com o objetivo de promover a Política Pública em âmbito Nacional ao estimular a resolução autocompositiva das demandas judiciais e a pacificação social. A 13ª edição está marcada para os dias de 5 a 9 de novembro.
O último dia do evento é para marcação de pauta especial para análise de processos em todas as fases processuais. Os advogados e advogadas interessados em indicar processos para inclusão na pauta especial, devem encaminhar o pedido para o e-mail [email protected].
A presidente da Comissão Especial de Mediação, Elisabeth Leite, ressalta a relevância da conciliação. “A mediação vem como uma oportunidade de o advogado ou advogada atender o cliente de forma mais rápida e eficaz, com acordos que visam satisfazer as partes e os advogados. Por isso, é importante participar da Semana de Conciliação para ter mais informações sobre a técnica da mediação”, explicou.
Para o presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do Distrito Federal (AAT/DF), Carlucio Coelho, a mediação tem outro objetivo importante. “É de extrema relevância essa semana porque além de agradar as partes com uma decisão satisfatória para ambos, contribui muito para a celeridade dos processos ao aliviar as pautas das varas na medida em que os processos são conciliados e excluídos de pauta normal de julgamento”.
Para mais informações sobre o evento e indicação de pauta especial, ligue no Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas do TRT10: 3348-1669.