Subseção de Águas Claras da OAB/DF cria Comissão de Igualdade Racial no Dia da Consciência Negra - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

Subseção de Águas Claras da OAB/DF cria Comissão de Igualdade Racial no Dia da Consciência Negra

“Hoje, Dia da Consciência Negra (20 de outubro), criamos a Comissão de Igualdade Racial no âmbito da Subseção de Águas Claras, a ser presidida pelo dr. Hector Luis Cordeiro Vieira. Sabemos que todo começo é difícil, e não poderia ser diferente aqui em Águas Claras, mas estamos trabalhando muito e fazendo da melhor maneira possível! Esta comissão da Igualdade Racial simboliza nosso compromisso na luta contra preconceitos”, disse nesta tarde de sexta-feira o presidente da Subseção, Eric Gustavo de Góis Silva.

Eric somou-se às manifestações de repúdio pela violência ocorrida em um supermercado de Porto Alegre (RS), onde, ontem (19), João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, homem negro, foi espancado e morto por dois homens brancos que já estão presos. Mais cedo, a Comissão de Igualdade Racial da OAB/DF registrou manifestação pública, apoiando a OAB/RS.

Para o dr. Hector Luis, infelizmente, o episódio com João Alberto não é uma exceção: “Citando o Racionais MC’s, para ‘Quem vive na guerra a paz nunca existiu'. Isso quer dizer que vivemos em espaços de exclusão permanentes. Por isso, é tão importante Águas Claras criar uma representação para acompanhamento e aferição de políticas públicas e denúncias de casos envolvendo racismo. A rigor uma Comissão de Igualdade Racial é necessária em qualquer lugar do Brasil, um país marcado por racismo e desigualdade racial. Vamos trabalhar muito para que o debate avance e caminhando sempre com a Comissão da Igualdade Racional da Seccional, que agora é permanente.”

Hector Luis cumprimentou a direção da OAB/DF e o Conselho Pleno por tornarem permanente a Comissão de Igualdade Racial no âmbito da Seccional e por, assim, acatarem uma luta que tem sido sustentada pelas doutoras Josefina Serra dos Santos e Denise da Costa Eleutério, respectivamente presidente e vice-presidente da Comissão da Igualdade Racial da OAB/DF.

Ao lado de Hector Luís, compõem a Comissão de Igualdade Racial da Subseção da OAB/DF de Águas Claras: a vice-presidente Mirely da Silva Figueira, a secretária-geral Claudia Oliveira Conceição Santos e o secretário-geral adjunto Rosemiro Pereira da Silva. “A conquista é uma construção coletiva”, comemora o presidente da recém-criada comissão.

O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., cumprimentou as iniciativas de Eric Gustavo e de Hector Luis, em Águas Claras, e destacou o papel da OAB como instituição que defende e trabalha pela democracia, pela igualdade, pela justiça social. “Precisamos extirpar o preconceito, em todas as suas formas, para aí, sim, celebrarmos viver em um país verdadeiramente democrático. Racismo é uma vergonha! Racismo é crime! Solidarizo-me com a família e com os amigos de João Alberto Silveira Freitas. Esse crime não ficará impune! Há um justo clamor por justiça!”.

Comunicação OAB/DF
Texto: Montserrat Bevilaqua