Agora a jovem advocacia pode contar com mais um ponto fixo do Escritório Modelo, na Subseção de Taguatinga. Com aproximadamente 70 m², o Escritório Modelo oferece duas salas de atendimento, uma de coordenação e uma de reunião, 12 baias com computadores conectados à internet e com o Processo Judicial Eletrônico, impressoras e uma sala de estar. O objetivo do Escritório Modelo é se assemelhar ao máximo ao que seria o primeiro escritório dos advogados e auxiliar a jovem advocacia, até que conquiste o seu próprio escritório.
Esta não é a única novidade para os advogados e advogadas que militam na região. A Subseção de Taguatinga também passou por revitalização. O balcão da recepção foi trocado por outro mais cômodo, a sala das comissões passou por uma reforma que redimensionou o tamanho e, agora, a advocacia conta com uma sala de aula de 30 lugares para cursos e palestras. O auditório foi ampliado. Tudo isso foi inaugurado em solenidade realizada no último dia 28 de setembro.
De acordo com o coordenador do Escritório Modelo, Professor Hamilton Amoras, a Seccional é a única entidade que presta esse tipo de apoio para a jovem advocacia. “Sinto-me muito honrado e feliz em participar da inauguração deste espaço porque a OAB/DF é a única entidade de classe que presta esse serviço para advogados e jovens advogados. Aqui, vocês poderão ter orientação tributária, auxílio na elaboração de contratos e na cobrança de honorários, salas para atender seus clientes, impressoras para imprimir qualquer documento, enfim, essa sala é de vocês”.
O presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, acredita que, diante o momento de crise econômica que assola o país, os Escritórios Modelo vêm como uma alternativa para exercer a advocacia. “Diante esse período difícil que o Brasil está passando, não adianta reclamar, tem que ter criatividade e continuar estudando. Estamos hoje inaugurando o revitalizado auditório com cursos de pós-graduação que nunca existiram em outra Subseção e hoje são feitos em Taguatinga, ampliamos de 56 para 70 cadeiras e oferecemos também melhor estrutura ao corpo docente”.
O presidente da Subseção, Thiago Januário de Andrade, ressaltou que as instalações não servem somente para a jovem advocacia, mas para os advogados mais experientes também. “Hoje a advocacia está em festa, em especial aquela que milita em Taguatinga. Essas inaugurações vêm num momento crucial da nossa profissão, não só para auxiliar o jovem advogado no pontapé inicial da carreira, como também eventualmente atender o advogado mais experiente que pode estar passando por algum momento de dificuldade”, defendeu.
A vice-presidente da Subseção, Andressa de Paiva Pelissari, enfatizou a importância de a advocacia estar presente. “Eu me sinto muito orgulhosa em estar aqui. essas melhorias que vamos oferecer a vocês vão facilitar a vida de todos nós, advogados. Sintam-se bem vindos à casa e frequentem sempre cada vez mais. Nós precisamos de demanda e quanto mais demanda tivermos, mais cresceremos juntos”, disse.
Presenças – Também estiveram presentes na cerimônia de inauguração o secretário-geral da OAB/DF, Jacques Veloso; a diretora tesoureira da Subseção, Vivian Teodoro; os presidentes da Subseção de Brazlândia, José Severino Dias; de Ceilândia, Edmilson Francisco de Menezes; do Gama e Santa Maria, Amaury Santos de Andrade; do Paranoá, Humberto Pires; de São Sebastião, Valcides José Rodrigues de Sousa; de de Samambaia, José Antonio Gonçalves; e o vice-presidente da Subseção do Núcleo Bandeirante, Rodrigo Bezerra Correia.