TCDF une forças com Seccional contra corrupção - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

TCDF une forças com Seccional contra corrupção

Brasília, 28/1/2016 – O presidente da Seccional Juliano Costa Couto recebeu o presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), Conselheiro Renato Rainha, na quarta-feira (27), na sede da Seccional.

Na ocasião, Costa Couto externou sua solidariedade ao conselheiro Rainha, que foi vítima de ameaça de morte, junto com o Conselheiro Manoel de Andrade, via carta, por causa dos processos que investigam uma possível fraude no recebimento da chamada Indenização de Transporte por integrantes da Polícia Militar do DF e do Corpo de Bombeiros Militar do DF. Na carta enviada ao TCDF, o remetente anônimo diz que já há militares prontos para matar os integrantes do Tribunal.

tcd2“A Ordem dos Advogados do Brasil não admite nenhum tipo de interferência na independência no exercício de um cargo de uma autoridade e, menos ainda, com ameaças. O senhor tem a solidariedade desta Casa, desta presidência e de todos os advogados”, afirmou ao lembrar também da atuação da OAB na defesa das prerrogativas dos advogados.

Renato Rainha agradeceu o apoio institucional da Ordem. “Não foi uma ameaça pessoal, mas foi contra as funções institucionais do Tribunal de Contas, especialmente quando a gente luta para que os recursos públicos sejam bem aplicados com transparência, moralidade e eficiência. Receber este apoio da OAB nos fortalece para que continuemos lutando contra estes desmandos”, desabafou o presidente do TCDF.

Rainha ainda aproveitou a oportunidade para abrir diálogo com a Ordem para o combate à corrupção. Um dos primeiros atos de Costa Couto, enquanto presidente, foi criar a Comissão de Combate à Corrupção. A ideia é manter diálogo institucional com os órgãos de controle do DF, analisando práticas que promovam a transparência do dinheiro público.

tcdf1“Nós estamos ansiosos para começar o trabalho com a OAB/DF. Acho que cada instituição, dentro das suas atribuições, pode trabalhar contra a corrupção. Vamos unir nossas ações na busca da transparência e do combate à corrupção no Distrito Federal e manter, cada vez mais, o diálogo”, apontou Renato Rainha.

Costa Couto falou sobre sua satisfação em ter a parceria do Tribunal de Contas no Combate à Corrupção. “O reconhecimento deste trabalho e desta contribuição é muito importante”.

Participaram da reunião o conselheiro Fernando Assis, o advogado Rafael Rainha, o ministro aposentado do TCDF Ronaldo Costa Couto, o chefe de gabinete José Augusto e procurador-geral Demóstenes Albuquerque.

Comunicação social – jornalismo
OAB/DF