Nesta segunda-feira (24/10), 104 novos profissionais prestaram o juramento da Ordem em duas cerimônias organizadas pela Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF). Pela manhã, 57 novos advogados e advogadas juraram exercer a advocacia com ética e respeito às suas prerrogativas e à Constituição Federal. Na cerimônia da tarde, mais 47 profissionais repetiram o ato. O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., enfatizou a importância da advocacia e da Ordem em momentos de tanta violência e ataques à democracia. “Todos nós nos emocionamos com essa cerimônia, pois nos passa um filme na cabeça. O presidente que entregou a minha carteira, o grande advogado Safe Carneiro, disse aqui, quando foi paraninfo de uma entrega de carteiras, uma frase que não me canso de repetir: a OAB é o templo da liberdade e da democracia. Assim que devemos permanecer, como um local que respeita todas as posições e onde todos estejam representados. Estamos na semana de eleições, em um momento muito especial para nosso país. Que nossa casa, sempre tão plural, sirva de exemplo para toda a sociedade”, disse Délio.
Evento da manhã
O paraninfo da turma foi o advogado e procurador de Prerrogativas do Sistema Carcerário da OAB/DF, Marcos Akaoni, que lembrou da importância e da parceria de todos que acompanharam a trajetória dos novos advogados e advogadas até esse momento. “É uma alegria imensa ser o paraninfo dessa turma e ser o escolhido para dizer algumas palavras nessa solenidade. Sei o quanto estar aqui é importante para todos vocês após cinco anos de faculdade e mais toda a preparação para o Exame da Ordem. Mas sei que é ainda mais importante para seus pais, familiares, e todos aqueles que os amam. Sem esse indispensável apoio e incentivo, tenho certeza que nenhum de nós teria chegado até aqui”, parabenizou Akaoni.
A oradora da turma, Lídia Taquari, falou da emoção de, depois de tantos desafios, receber a tão sonhada carteira junto com seus colegas. “É com grande honra que cumprimento todos aqui, por poder externalizar esse sentimento que tenho certeza é de cada um aqui hoje. Estar aqui hoje é sobre sonhos e esperança, vida e luz, batalhas e lutas vencidas. Mas, principalmente, é sobre esse amor que pulsa em cada um de nós e que nos fez acreditar nessa caminhada”, emocionou-se Lídia.
Para ver as fotos do evento da manhã clique aqui.
Veja na íntegra a solenidade da manhã clicando aqui.
Solenidade da tarde
O orador da turma, Sebastião Coelho da Silva, de 67 anos, falou sobre seu recomeço como advogado depois de mais de 30 anos como magistrado no Distrito Federal, onde exerceu os cargos de juiz e desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). “Há 40 anos eu recebi minha carteira da OAB, depois ingressei na magistratura aqui do Distrito Federal e permaneci até a minha aposentadoria, que aconteceu em 16 de setembro deste ano. Estou aqui para recomeçar minha carreira de advogado, com o mesmo ânimo de todos vocês. Aqui me sinto acolhido, e vocês agora passam a fazer parte da minha família, a família da advocacia”, comemorou Sebastião.
A paraninfa foi a advogada Jordana Costa e Silva, que comentou sobre a defesa da justiça e da advocacia. “Estamos aqui para defender a justiça, a advocacia, uns aos outros, nossas prerrogativas, a democracia, mas principalmente para defender pessoas. Precisamos ter empatia com a dor e o sofrimento das pessoas que vêm até nós, que nos procuram na esperança que possamos resolver seus problemas. Somos contratados para sermos racionais, mas no começo nós erramos ao tentar acertar, pois a advocacia é uma profissão difícil. No início principalmente. Mas só o tempo mostrará para vocês que também é muito gratificante, pois no final fazemos a diferença na vida dos nossos clientes, de suas famílias, e isso não tem preço”, ressaltou Jordana.
Para ver a solenidade da tarde, acesse aqui.
Aqui mais fotos da solenidade da tarde.
Fotos: Roberto Rodrigues
Texto: Comunicação OAB/DF