13/06: OAB/DF inaugura espaço “Meu Escritório” no CDP da Papuda - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

13/06: OAB/DF inaugura espaço “Meu Escritório” no CDP da Papuda

Na próxima segunda-feira (13/06) a advocacia do Distrito Federal ganha mais um suporte para o exercício da profissão. A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) inaugura às 10h, no Centro de Detenção Provisória (CDP) da Papuda, o “Meu Escritório”, um espaço que atenderá os profissionais que atuam no sistema prisional.

O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., destacou que o espaço é a concretização do que foi prometido e que a estrutura vai ajudar no trabalho desempenhado pelos advogados e advogadas. “É uma alegria entregar para a advocacia um merecido espaço no Centro de Detenção Provisória da Papuda. Estamos disponibilizando o terceiro ‘Meu Escritório’, que trará mais conforto e dignidade para a advocacia que atua no sistema penitenciário.”

O secretário-Geral da OAB/DF, Paulo Maurício Siqueira, explicou que o espaço foi fruto de uma solução criativa para aproveitar, ao máximo, a área disponibilizada para a advocacia. “Encontramos no uso de containers uma possibilidade de inovar e oferecer toda estrutura necessária. Então foi uma forma criativa de atender a essa demanda.”

O diretor de prerrogativas da OAB/DF, Newton Rubens, comemorou a inauguração de mais uma espaço que assegura à advocacia do Distrito Federal mais um direito da classe. “As salas de apoio da advocacia nos fóruns e delegacias é uma das prerrogativas da advocacia. Todavia, a OAB/DF está entregando um verdadeiro escritório para os profissionais que militam nos presídios do DF. A advocacia merece o melhor e é isto que estamos entregando. Um espaço condigno, com conforto e modernidade, onde a advocacia poderá fazer audiências, produzir peças e até sustentação oral por videoconferência. Com certeza os advogados e advogadas do Distrito Federal comemoram mais essa conquista.”

Segundo o coordenador da Subcomissão de Prerrogativas no Sistema Penitenciário da OAB/DF, Marcos Akaoni, o “Meu Escritório”, que está localizado entre o CDP I e CDP II, vai trazer comodidade e auxiliar a advocacia que atua no sistema prisional.

“O ‘Meu Escritório’ vai ajudar a advocacia da forma mais ampla possível, porque além do profissional poder aguardar nesse espaço para realizar o seu atendimento, eventualmente ele pode receber algum cliente, também vamos ter um armário para que os advogados e advogadas possam guardar os seus pertences. Então além de ter comodidade, o ‘Meu Escritório' vai dar uma segurança muito maior para os advogados e advogadas. A OAB vem fazendo um trabalho ímpar, nosso próximo passo vai ser, possivelmente, a reforma ou troca de todos os interfones, então os avanços só tendem a continuar.”

Além do “Meu Escritório” na Papuda, a advocacia já conta com outros dois espaços: na sede da Seccional e na Subseção Gama e Santa Maria.

Memória

Em 20 de setembro de 2021, a OAB/DF recebeu um espaço para a construção do “Meu escritório” no Centro de Detenção Provisória (CDP), localizado no Complexo Penitenciário da Papuda. Como uma das primeiras ações da gestão para o triênio 2022-2024 foram iniciados os estudos de impactos, infraestruturas e projetos para viabilizar o “Meu escritório” no CDP.

Após 60 dias de obras, a advocacia poderá contar com uma estrutura que preza pelo conforto e reduzido impacto ambiental, ou seja, boas condições térmicas, acústicas e de luminosidade por meio de containers, com uma área útil de 44,5 metros quadrados.

O local, totalmente equipado para que a advocacia possa exercer sua profissão, foi projetado com 4 estações de trabalho e duas mesas de atendimento. Além disso, pensando na inclusão, o espaço foi construído seguindo diretrizes de acessibilidade.

O espaço “Meu escritório” é um ambiente que busca proporcionar maior agilidade, conforto e praticidade para possibilitar uma advocacia atuante no local; oferecendo aos advogados e advogadas acolhimento profissional para que as atividades possam ser desenvolvidas de maneira completa e autônoma.

Comunicação OAB/DF