136 novos profissionais prestaram o juramento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em duas cerimônias híbridas, presenciais e com participações remotas, organizadas pela Seccional do Distrito Federal, realizadas na quinta-feira (7/4). As transmissões foram realizadas pelo canal oficial da OAB/DF no Youtube. Pela manhã, 69 novos advogados e advogadas receberam as tão esperadas carteiras e, de tarde, mais 67.
Evento da manhã
A primeira solenidade do dia teve início com o discurso da oradora da turma, Luiza Claire Lopes Rodrigues. Em sua fala a oradora desejou sorte a todos seus colegas de profissão e finalizou lembrando a necessidade de se manter fiel à sua essência. “Desde já desejo a todos sorte no novo caminho, paciência e perseverança para chegarmos nos resultados almejados. Nunca nos esqueçamos dos nossos valores e princípios, é necessário compreender que o ordenamento jurídico é mutável e a aprendizagem deve ser um processo constante. Daqui para frente nossa atuação como advogados trará muitas lições.”
O paraninfo e membro honorário vitalício do Conselho Federal da OAB, Cezar Britto, ressaltou em seu discurso que na sua visão a mais significativa função do advogado é servir. “A condição é de sermos o porta voz da justiça, como diz a nossa lei, doa a quem doer, desagrade a quem desagradar. A constituição diz para a gente que nós somos importantes, mas o que nos faz importantes é sermos iguais aos outros, porque eu não posso defender se eu não for.”
Pronunciamentos finais
Introduzindo os pronunciamentos finais, a secretária-geral da Subseção do Núcleo Bandeirante, Sammya Silva Nunes, representou todas as subseções da Seccional demonstrando o apoio que os novos advogados e advogadas terão daqui em diante. “Parabéns a todos, hoje meu coração está apertado de tanta felicidade de ver tantos sorrisos hoje, e de poder ver essa Casa cheia. Procurem as nossas subseções, nós somos a extensão aqui da sede. Temos muitas oportunidades para vocês aprenderem e crescerem, então busquem a gente.”
Representando a jovem advocacia, a secretária-geral adjunta do Conselho Jovem da OAB/DF, Nauane Buriti, destacou o suporte que a OAB/DF dá para a jovem advocacia nesse início de caminhada dentro da profissão. “A caminhada não é sozinha, ela é em conjunto. É por isso que eu estou aqui e posso dizer o que é a jovem advocacia e a abertura que essa gestão dá para nós. Então convido vocês a fazerem parte, a Casa está aberta para dar esse direcionamento para vocês.”
Por fim, a ex-presidente da Comissão de Violência Doméstica da OAB/DF, Selma Carmona, falou em nome dos conselheiros da Seccional e também das mulheres. Em sua fala Selma destacou a trajetória das mulheres dentro da advocacia e reforçou a necessidade de cada vez mais mulheres fazerem parte da Casa. “Aqui na OAB/DF, felizmente, temos uma inclusão, nossa copresidente é uma mãe de uma criança com 20 dias de nascida. Venham para a Comissão de Violência Doméstica, venham compor a Comissão de Direito da Família, a OAB abraça a todos. Sejam muito bem-vindos.”
Evento da tarde
Iniciando a solenidade da tarde, a oradora da turma Manuela Garcia dos Santos representou seus colegas. Em seu pronunciamento, Manuela enfatizou a importância de dar continuidade ao legado da Seccional. “Precisamos dar seguimento à luta dos nossos veteranos, que diariamente batalham em defesa da integridade e valores dessa instituição. Por isso é de grande importância que esse papel esteja refletido em nós de maneira clara e eficaz.”
O paraninfo, João Berchmans Correia Serra, deu sequência à cerimônia abordando a relevância de se manter íntegro e justo dentro da profissão. “Advogar é também vigilia, nós temos que ser vigilantes sem jamais transpor os limites da ética e da legalidade. Percam o caso, percam o cliente, mas não percam jamais a dignidade e a consciência de serem pessoas que lutam pelo bem valendo-se da força do Direito.”
Pronunciamentos finais
Já nas declarações finais da solenidade, a vice-presidente da Subseção de Sobradinho, Denise Bastos, falou em nome das Subseções. “Receber hoje a carteira da OAB é uma glória, mas é apenas o primeiro passo. Por isso estamos aqui para ajudá-los, todos os membros da Seccional das subseções da OAB/DF estão aqui para acolhê-los, e de mãos dadas” declarou Denise.
Falando em nome das mulheres da OAB/DF, a presidente da Comissão de Diversidade Sexual, Cintia Cicilio, expressou o valor que a Seccional dá para a paridade de gênero. “A nossa Casa agrega, temos um presidente que desde a gestão passada implementou a paridade, aqui nós temos voz e espaço. Então sintam-se acolhidas, frequentem a Seccional, se sintam pertencentes.”
E encerrando a entrega de carteiras, o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., falou sobre todos os caminhos que podem ser seguidos pelos novos profissionais da advocacia e enfatizou o zelo da OAB/DF com todos os seus integrantes. “Acima de tudo guarde esse brilho nos olhos que vocês têm aqui hoje para que guie os seus corações para o rumo que vocês decidam para suas vidas. Aqueles que vão ficar na advocacia sintam que existe por trás de vocês uma Casa que está 365 dias por ano, 24 horas por dia, à disposição e pronta para defender em relação a qualquer coisa que precisarem.”
Fotos: Roberto Rodrigues
Texto: André Luca (estagiário sob supervisão de Esther Caldas)
Comunicação OAB/DF – Jornalismo