84 novos profissionais da advocacia recebem suas carteiras na OAB/DF - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

84 novos profissionais da advocacia recebem suas carteiras na OAB/DF

84 novos profissionais prestaram o juramento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em duas cerimônias híbridas, presenciais e com participações remotas, organizadas pela Seccional do Distrito Federal, realizadas nesta quarta-feira (27/07). As transmissões foram realizadas pelo canal oficial da OAB/DF no Youtube. Pela manhã, 39 novos advogados e advogadas receberam as tão esperadas carteiras e, de tarde, mais 45.

Evento da manhã

O orador da turma, Marcelo Amaral, iniciou a solenidade da manhã relatando aos seus colegas o sentimento de dever cumprido de vencer mais uma etapa na vida profissional. “A cada vez que se aperta a tecla enter o coração fica apertado, mas quando finalmente aparece o nosso nome na lista dos aprovados, que sensação maravilhosa. Não é possível descrever esse momento, então estamos aqui para tornar oficial toda essa trajetória. Receberemos a tão sonhada carteira da OAB e o direito real de podermos exercer a nossa profissão.”

Dando continuidade ao evento, a paraninfa, Edna Brito, reforçou a necessidade que os novos profissionais da advocacia vão ter agora de trabalhar em conjunto com os outros membros do poder judiciário. “Lembrem-se que o advogado é apenas um dos instrumentos da justiça que deve tocar em harmonia com os demais, assim devem agir em cooperação com os magistrados, membros do Ministério Público e outros servidores que irão conduzir o processo. Digo cooperação porque uma orquestra bem afinada é cooperativa e gera uma sinfonia perfeita.”

Pronunciamentos finais

O secretário-geral do Conselho Jovem da OAB/DF, Bruno Siqueira, iniciou os pronunciamentos finais representando a jovem advocacia. Bruno ressaltou o apoio que os novos advogados e advogadas vão ter com as comissões. “Gostaria de deixar um convite especial para que vocês integrem as nossas comissões, hoje temos cerca de 100 comissões. Então venham compor especialmente as comissões ligadas à advocacia jovem e iniciante, vocês estão mais que convidados para participar das reuniões que ao fim irão beneficiar vocês.”

Logo depois, falando em nome das Subseções, a vice-presidente da Subseção de Águas Claras, Myriam Ribeiro, falou da importância de fazer parte da OAB/DF de forma efetiva. “Cada subseção que possa estar mais perto de vocês tem as suas comissões. Então façam parte das comissões das áreas que vocês sintam que têm mais afinidade para que vocês criem networking e parcerias.”

Na sequência ao evento, a conselheira seccional, Veranne Magalhães, falou sobre como a Seccional trabalhou para facilitar a vida dos advogados e advogadas principalmente no período de pandemia. “Aqui na OAB durante a pandemia se trabalhou bastante para poder dar acesso a jovem advocacia compartilhando espaços, com o “Meu Escritorio”. Então saibam que a nossa Casa está trabalhando aqui diariamente para o engrandecimento de vocês e a facilitação do trabalho árduo advocacia.

O presidente da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência (Concad) e da Caixa de Assistência do Distrito Federal (CAADF), Eduardo Uchôa Athayde, apresentou o novo projeto de saúde oferecido pela CAADF em parceria com o hospital Sírio-Libanês para os novos membros da Seccional. “O Sírio-Libanês que é a instituição hospitalar mais prestigiada do Brasil, vai assumir a clínica da advocacia. Estão todos convidados para esse momento, é uma vitória para a advocacia do DF. Peço que conheçam o projeto, que eu tenho certeza que permitirá que a nossa categoria saia do modelo tradicional de saúde suplementar.”

O presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/DF, Beethoven Andrade, falou sobre como a OAB/DF se preocupa com a pluralidade e como os novos advogados e advogadas da Casa podem dar continuidade a esse trabalho diversificado. “Verifiquem as campanhas que nós temos na OAB, de preservação da advocacia negra e principalmente de preservação da mulher advogada. Procurem a gente nas comissões, nós somos seres inacabados e a advocacia precisa de pessoas que precisam se aprimorar diariamente mas ainda sim tenham a consciência que nada se acaba por aqui.

Por fim, a co-presidente da OAB/DF, Lenda Tariana, pediu para que os novos membros da Casa fizessem uma reflexão do que foi realizado até agora em suas carreiras, sem deixar de aproveitar as oportunidades que vão surgir a partir de agora. “O caminho não se torna mais fácil, mas os ombros se tornam mais fortes. Olhem para trás e vejam tudo aquilo que foi superado, orgulhem-se do presente é com ele que vocês corrigem os erros do passado e realizam os desejos do futuro.”

Evento da tarde

Iniciando a solenidade da tarde, a oradora da turma, Indiany dos Santos Alves, representou seus colegas. Em seu pronunciamento, Indiany falou sobre as exigências da profissão daqui em diante. “Foi aqui na OAB que eu fiz o meu primeiro estágio remunerado, onde eu adquiri uma experiência incrível e fiz grandes amigos. Essa profissão tão honrosa exige que nós sempre estejamos atualizados para reivindicar o que nos prega a lei com a melhor eficiência.”

O paraninfo José Henrique Moura Araújo, lembrou os compromissandos do papel que agora eles exercem não apenas como advogados mas também como membros da OAB. “Voem alto, até onde os sonhos e o conhecimento de vocês permitir. E por fim lembrem-se, contem sempre com a Ordem dos Advogados, lembrem do papel que vocês exercem nesse ambiente. Estou muito honrado e feliz, e espero ter colocado aquela semente na vida profissional de cada um aqui presente.”

Pronunciamentos finais

Já nas declarações finais, o presidente da Subseção de Águas Claras, Erik Gustavo, falou em nome de todas as subseções. Em sua fala Erik convidou todos para o Arraiá da OAB de Águas Claras. “Será no Quintal da Dona Graça, no Park Way, a partir das 15h. Esperamos todos vocês lá, familiares e advogados para nossa comemoração.”

A membro da Comissão da Advocacia Jovem e Iniciante, Laura Freitas, explicou como a comissão pode amparar os novos profissionais a partir de agora. “Aqui vocês têm a oportunidade de fazer grandes amigos, parceiros, trabalhar juntos, crescerem juntos. A CAJI oferece palestras e eventos, tudo para auxiliar vocês nessa nova caminhada, nessa nova etapa da vida.”

A conselheira seccional, Cláudia Trindade, deu sequência à cerimônia, representando a advocacia feminina negra do Distrito Federal. Em seu discurso, Cláudia citou a campanha que a OAB/DF fez em função do Dia da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha, e ressaltou o valor que a Seccional dá para a diversidade. “É uma campanha de fortalecimento da representatividade da mulher negra. Essa Casa fez uma campanha muito bonita que está nas redes sociais e saiu na mídia. O que eu quero dizer com essa fala é que essa Casa é diversa, estamos abertos para acolher e proteger todos os advogados, a OAB é de todos nós.”

E finalizando a cerimônia da tarde, o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., enfatizou a importância de aproveitar a caminhada que está começando agora. “É importante que vocês curtam acima de tudo a caminhada. É muito importante ter planejamento, a gente saber onde pretende chegar, mas o mais importante é que mantenham nos olhos de vocês esse brilho e esse amor que exala nesta Casa hoje.”

Confira aqui a solenidade da manhã na íntegra.

Confira aqui a solenidade da tarde na íntegra.

Fotos: Roberto Rodrigues

Texto: André Luca (estagiário sob supervisão de Esther Caldas)

Comunicação OAB/DF