88 novos profissionais da advocacia recebem suas carteiras na OAB/DF - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

88 novos profissionais da advocacia recebem suas carteiras na OAB/DF

Nesta terça-feira (12/4), 88 novos profissionais prestaram o juramento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em duas cerimônias híbridas, presenciais e com participações remotas, organizadas pela Seccional do Distrito Federal. As transmissões foram realizadas pelo canal oficial da OAB/DF no Youtube. Pela manhã, 40 novos advogados e advogadas receberam as tão esperadas carteiras, e de tarde mais 48.

Evento da manhã

A oradora da turma, Renata Andrade Silva, iniciou a solenidade da manhã relatando aos seus colegas de turma que essa conquista é apenas a primeira de um longo caminho na advocacia. “Não vou dizer que nosso papel foi devidamente cumprido, talvez parcialmente cumprido e provido. Pois a nossa especialidade, administração da justiça, requer um trabalho contínuo, com garra e de forma destemida. Portanto, que possamos atuar com ética, zelo e dedicação uma vez que agora temos uma grande responsabilidade diante da sociedade.”

Dando continuidade ao evento, a conselheira seccional e paraninfa, Camila Dias, reforçou a necessidade que os novos profissionais da advocacia vão ter agora de se engajar com o Direito. “Façam um compromisso com vocês, com suas famílias, com sua classe, dê o seu melhor. Isso significa estudar, se preparar, treinar, ousar e testar os próprios limites. Não há fracasso onde existe um esforço verdadeiro e um comprometimento efetivo.

Pronunciamentos finais

Já no encerramento da cerimônia, o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr.,  destacou os 100 dias da atual gestão, e revelou o novo projeto da OAB/DF chamado GPS. “Estamos lançando o fruto de um sonho que se iniciou lá atrás e que hoje se torna realidade. É mais uma ferramenta que trazemos para advocacia e especialmente para vocês jovens advogados. Estamos lançando o projeto GPS, que é um projeto para reciclar a advocacia e ajudar todos os dias no desenvolvimento das nossas carreiras, trazendo cursos voltados principalmente para o dia a dia da advocacia que não se aprende nas faculdades.”

Logo em seguida, o secretário-geral da Subseção do Paranoá, Alisson de Oliveira Silva, falou em nome de todas as subseções. Alisson ressaltou a importância de se cercar de bons profissionais para conquistar conhecimento. “Essa Casa está de portas abertas para vocês, procurem as subseções mais próximas. Andem junto com outros advogados mais experientes. Procurem advogados que já estejam atuando, procurem as subseções, esse é o caminho para que vocês não fiquem sozinhos e tenham mais segurança.” 

Também buscando dar dicas para auxiliar a advocacia nesse início de jornada, o conselheiro seccional, Sidney Sá das Neves, falou sobre a relevância de se manter ativo na OAB/DF. “Observem, aprendam, acumulem e construam o melhor caminho para vocês. Além disso, se aproximem da OAB. Sejam próximos das comissões para que comecem a construir um caminho voltado para a linha que vocês mais gostam.”

E representando a advocacia iniciante e as mulheres da Seccional,  a secretária-geral adjunta do Conselho Jovem da OAB/DF, Nauane Buriti, reforçou a vantagem de criar laços dentro da advocacia para ir mais longe. “Temos muitos advogados e advogadas no mercado, mas também temos muitas pessoas que precisam de nós. Então tem espaço para todos nós, mas não sozinhos pois sozinhos não conseguimos trilhar um caminho.”

Encerrando a solenidade da manhã, a diretora de comunicação da OAB/DF, Raquel Cândido, falou sobre o que é preciso para transformar os sonhos em realidade dentro da profissão. “Os sonhos nada adiantam sem ações, e vocês caminharam e cumpriram a jornada para realizar esses sonhos. Para encerrar a cerimônia eu só quero desejar uma coisa para todos: que essa chama que tem dentro de vocês jamais se apague, porque sem paixão não se vai muito longe. Então sejam apaixonados pela advocacia.”

Evento da tarde

Iniciando a segunda solenidade do dia, o orador da turma, Igor Leandro dos Santos, discursou sobre como todos que estão recebendo a carteira devem reconhecer suas próprias batalhas para chegar até aqui. “A batalha pessoal que cada um de nós nesse auditório enfrenta, diariamente, deve ser respeitada, refletida e repensada nesse momento. Reforço que neste dia devemos olhar para o nosso futuro de modo que possamos valorizar o nosso passado. Nós vencemos, desejo um excelente recomeço de vida a todos com muito sucesso e satisfação profissional.

Ao fim do discurso do orador, a palavra foi passada para o ex-conselheiro federal da OAB e paraninfo, Rodrigo Badaró. O paraninfo falou sobre as imprescindíveis missões que os novos advogados e advogadas terão para defender seus clientes. “Difícil recomendar rotas ou direções na profissão, cada um tem sua travessia. Seja a escolha do direito criminal, de família, empresarial e muitos outros que desabrocham com novas leis e tecnologias, lembrem-se que a você será conferido o bem mais importante naquele momento do seu cliente, a liberdade, a família, a empresa, seus bens, mas, principalmente, a paz.”

Pronunciamentos finais

O secretário-geral do Conselho Jovem da OAB/DF, Bruno Siqueira, abriu os pronunciamentos finais falando em nome da jovem advocacia da Seccional. “Convido a todos que integrem as comissões da nossa Casa, especialmente o Conselho Jovem e a também a Comissão da Jovem Advocacia. Novamente sejam muito bem-vindos e muito sucesso a todos”, encerrou Bruno.

Em sequência, falando em nome de todos os conselheiros, a conselheira seccional, Marcela Furst, se pronunciou sobre os deveres e compromissos que aqueles que receberam as carteiras da Ordem têm a partir de hoje com a Seccional e com a advocacia. “Vocês têm uma grande responsabilidade hoje de sair daqui já representando a advocacia. Então que vocês sejam o exemplo dos seus colegas e assim por diante, para que juntos possamos fazer uma advocacia cada vez mais fortalecida e sempre vista com bons olhos pela sociedade.”

No final da cerimônia, o presidente da ESA/DF, Rafael Oliveira, deu mais detalhes sobre o novo projeto da Casa revelado no 100.º dia da gestão, o projeto GPS. “O GPS é algo que nasceu para vocês, para jovens advocacia. É um curso voltado para os jovens advogados, e é uma oportunidade que estamos trazendo, gratuitamente, para que vocês estejam ainda mais preparados para o mercado de trabalho. Já vai estar disponível nos sites da ESA/DF, é algo do nosso coração para vocês.”

Confira aqui a solenidade da manhã

Confira aqui a solenidade da tarde

Fotos: Roberto Rodrigues

Texto: André Luca (estagiário sob supervisão de Esther Caldas)

Comunicação OAB/DF – Jornalismo