Advogados ganham mais um espaço próprio

Novos computadores com acesso à internet, impressoras, sala de espera, mesa de reuniões e secretária. É assim a oitava Sala do Advogado inaugurada pela gestão atual da OAB-DF. Tudo para atender melhor aos advogados que militam no Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT). A cerimônia de inauguração foi realizada na tarde desta terça-feira (14) no térreo do bloco B do tribunal.

A presidente da OAB-DF, Estefânia Viveiros, agradeceu o apoio e o esforço contínuo de toda a sua diretoria e lembrou aos advogados que a sala é um espaço aberto e democrático para o exercício da advocacia. “Fortalecer a Ordem é trabalhar pela defesa do próprio advogado”, disse a presidente da Seccional. O vice-presidente, Paulo Thompson Flores, o secretário-geral, Francisco Campos Amaral, e o diretor-tesoureiro da OAB-DF, Severino Cajazeiras, participaram da solenidade.

“Uma iniciativa maravilhosa da OAB-DF. A Dra.Estefânia batalhou e lutou por esse espaço descente e livre para os advogados trabalharem. O Tribunal sente-se muito satisfeito em colaborar para que o advogado tenha um bom espaço”, disse o presidente do TJDFT, desembargador José Jeronymo Bezerra de Souza. A OAB-DF batalhava por uma nova sala no Tribunal desde a interdição do Bloco A.

Para a advogada Carmem Jancoski, é muito bom ter de novo um lugar no tribunal. “Vai responder exatamente ao que a gente precisa”, disse Carmem. A decoração e planejamento da sala, trabalhados pela arquiteta Silvana Andrade, também chamaram a atenção da advogada.

Durante a inauguração, a OAB-DF lançou o Cartão de Prerrogativas. Trata-se de um serviço gratuito, 24h de atendimento aos advogados, para denunciar casos de abusos e violações de autoridades à legislação que protege o profissional da advocacia e seus clientes. “É importante lembrar que este serviço já existia. Estamos apenas ampliando com mais um advogado e facilitando o acesso”, conta o advogado da Comissão de Prerrogativas, Marcelo Cunha. O advogado Washington Vasconcellos passa a integrar a equipe a partir de agora.

A advogada Maria Abadia Albernaz mostrou-se satisfeita com a disponibilidade do serviço. “Muitas vezes já me senti desprotegida. Com o cartão, vamos ficar mais atentos aos nossos direitos”, disse a advogada.

Segundo o Corregedor do TJDFT, desembargador Eduardo Alberto de Moraes Oliveira, o disque-prerrogativas é um mecanismo importante para o exercício da advocacia. “Eu advoguei e sei das dificuldades da profissão. Tudo que fizerem pelos advogados é sempre muito bom. O Direito nasce com o advogado”, disse o corregedor.

A presidente da Associação dos Magistrados do Distrito Federal (Amagis-DF), Maria Isabel da Silva, participou da solenidade de inauguração. O presidente da Subseção de Taguatinga, Aílton Coelho, o presidente de Ceilândia, Rafael Alexandre da Silva, o presidente do Gama, José Adilson Barbosa, o presidente de Planaltina, Mário Gonçalves de Lima, também foram conhecer a nova sala. A cerimônia também contou com a presença do presidente do Clube do Advogado, Adéliton Rocha, e dos conselheiros Sabá Cordeiro, Waldemir Banja e Jacques Veloso.