CAPUTO SE REÚNE COM ASSESSSORIA INTERNACIONAL DO GDF

Brasília, 02/03/2011 – O presidente da OAB/DF, Francisco Caputo, acompanhado dos membros da Comissão de Relações Internacionais, Mônica Franco e Mauro Freitas, reuniu-se na terça-feira (01/03), no Palácio do Buriti, com o coordenador da Assessoria Internacional da Governadoria do Distrito Federal, Salviano Guimarães. “O que nos traz aqui é uma inserção internacional da Ordem”, frisou Caputo. O objetivo foi apresentar o material que será exposto de 22 de abril a 03 de junho na Câmara Legislativa do DF e solicitar a possível participação do GDF na iniciativa da Seccional de realizar, em Paris, a exposição “Brasília 50 Anos”.

“A ideia é dar a oportunidade aos nossos colegas franceses de conhecerem a nossa capital, que hoje é patrimônio cultural da humanidade”, ressaltou Mônica Franco. Segundo ela, além de Lisboa, a exposição esteve em Madri, por dois meses, e recebeu 20 mil visitantes, sendo sucesso de público e obtendo grande repercussão nas mídias locais.

Durante a reunião, Caputo lembrou como foi à visita a Paris, no II Encontro Franco-Brasileiro de Direito dos Negócios, e a vinda da comitiva francesa a Brasília, em fevereiro. Ressaltou que as duas Ordens ajustaram buscar ações conjuntas para promover a aproximação entre advogados franceses e brasileiros, como estabelecido no convênio.

Para Mauro Freitas, “essa iniciativa é importante para que a OAB/DF ajude na divulgação do Brasil como natural parceiro comercial e cultural da França, pois existe muito potencial para que os dois países desenvolvam intercâmbio cultural, investimentos diretos e apoio à qualificação dos operadores de direito dos dois países”.

A proposta foi bem recebida pelo coordenador, que se comprometeu a avaliar a possibilidade de apoio do Governo, ou mesmo, parceria na sua realização. Disse ainda que seria uma oportunidade para a instalação de empresas estrangeiras no Brasil. Salviano demonstrou sua paixão por Brasília ao contar histórias do nascimento da capital e aproveitou a oportunidade para apresentar os projetos de sua gestão. O próximo passo é oficializar o pedido e agendar uma reunião com o governador, Agnelo Queiroz.

Thayanne Braga
Assessoria de Comunicação – OAB/DF