Fórum na Faculdade Projeção destaca contribuição de grandes juristas

Brasília, 25/08/2011 – O presidente da OAB/DF, Francisco Caputo e o vice, Emens Pereira, discursaram na abertura do Fórum Internacional Grandes Juristas, realizado pela Faculdade Projeção, no auditório do campus de Taguatinga, na quarta-feira (24/08). O evento homenageia 24 figuras importantes do direito brasileiro, cujos nomes designarão cada umas das salas de aula do curso de ciências jurídicas da instituição. Os homenageados foram selecionados por meio de votação realizada na comunidade acadêmica e terão afixadas placas com suas imagens e histórias.

Os ministros do STF, Moreira Alves e Sepúlveda Pertence (representado por seu filho, Evandro Pertence) receberam obras alusivas à ocasião, de autoria do artista plástico Omar Franco, e descerraram as placas de identificação das salas. O Fórum acontecerá ao longo de todo o ano e contará com palestras sobre temas de direito internacional.

“Nesta época, em que muito se discute a qualidade do ensino jurídico em nosso país, iniciativas desta magnitude renovam o espírito da Justiça e propiciam aos estudantes o contato com a vanguarda do pensamento jurídico, seja ao relembrar a contribuição de grandes mestres, ou ao trazer temas atuais como os que serão abordados pelos palestrantes”, destacou Francisco Caputo, que cumprimentou os homenageados e relembrou seus dias de aula com o professor Moreira Alves.

Emens Pereira ressaltou a importância para a Ordem de ter os futuros advogados do DF presenciando as homenagens. “Cabe a cada um de nós dar seguimento ao trabalho destes que são ícones do direito, cuja luta pela justiça é internacionalmente reconhecida”.

O presidente do Grupo Projeção, Oswaldo Saenger, conclamou os estudantes a seguirem o exemplo dos grandes juristas. “Aproveitem ao máximo a experiência de vida de quem soube usar o conhecimento em prol da democracia. Somos privilegiados porque temos a quem honrar, a quem reconhecer”.

“Assim como temos orgulho dos atletas que representam o Brasil e inspiram a garotada a praticar uma determinada modalidade, espero que os grandes juristas sejam nossos heróis, nossos ídolos nos campos da justiça, do direito e da democracia”, declarou o diretor da Escola de Ciências Jurídicas e Sociais da Faculdade Projeção, Asdrubal Júnior.

Evandro Pertence justificou a ausência do pai e disse não se sentir à altura dos homenageados. “Sinto-me honrado em ter recebido as lições de ambos”.

Moreira Alves agradeceu o reconhecimento oferecido pela instituição. Constatou que vários dos integrantes da mesa foram seus alunos. “Muito me honra a circunstância de tantos alunos e tantos professores enaltecerem aquilo que procurei fazer durante minha vida, que foi servir ao direito, ao magistério e à magistratura”.

Além dos ministros Moreira Alves e Sepúlveda Pertence, são homenageados Carlos Ayres Britto, Celso Antônio Bandeira de Mello, Ellen Gracie, Marco Aurélio Mello, Ives Gandra, Fernando Capez, Alexandre de Moraes, Evandro Lins e Silva, Miguel Reale, Maria Berenice Dias, Márcio Thomaz Bastos, Luiz Flávio Gomes, Pontes de Miranda, Paulo Sérgio Rangel do Nascimento, Rogério Greco, Teixeira de Freitas, Antonio Evaristo Moraes Filho, Clóvis Beviláqua, Nelson Hungria, Sobral Pinto, Ruy Barbosa e Ulisses Guimarães.

Reportagem – Demétrius Crispim Ferreira
Foto – Valter Zica
Coordenação de Comunicação – Jornalismo
OAB/DF