Conselho Pleno aprova proposta de piso salarial do advogado empregado

Brasília, 31/08/2011 – O Conselho Pleno aprovou proposta de piso salarial do advogado empregado. De acordo com a sugestão, o advogado empregado no âmbito do Distrito Federal receberá de R$ 1.500 a R$ 2.100 para jornadas de vinte horas e de quarenta horas semanais, respectivamente. A proposta será encaminhada ao governador do DF, conforme disposições da Lei Complementar nº 103/2000.

O presidente da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante, conselheiro Délio Fortes Lins e Silva Júnior, ressaltou que a criação de um piso salarial para o advogado empregado sempre foi uma bandeira extremamente importante defendida pela advocacia jovem do país, tendo em vista as aviltantes remunerações que vêm recebendo os advogados, principalmente os em início de carreira.

Explicou que os valores foram fixados segundo a média dos Estados que adotaram piso salarial, “pesando na balança não só as necessidades dos contratados, como também as possibilidades dos empregadores, sob pena de que a criação de um piso irreal acabasse por, ao invés de beneficiar contratações, incentivar o desemprego. É válido também destacar que o patamar por nós pleiteado para o DF é dos maiores no Brasil. Trata-se de um momento histórico, um verdadeiro marco para os advogados empregados do DF, a ser muito comemorado”.

Reportagem – Thayanne Braga
Coordenação de Comunicação – Jornalismo
OAB/DF