Posse da ministra Luciana Lóssio no TSE reúne autoridades - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

Posse da ministra Luciana Lóssio no TSE reúne autoridades

Brasília, 27/02/2013 – Representando o presidente da OAB/DF, Ibaneis Rocha, a conselheira seccional Gabriela Rollemberg prestigiou a posse da primeira mulher a ocupar uma das vagas destinadas à advocacia no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luciana Lóssio. A cerimônia aconteceu no plenário do Tribunal, na noite de terça-feira (26/02).

Aproveitando a ocasião, Gabriela comemorou a crescente participação das mulheres no meio jurídico. “Eu já conhecia a ministra Luciana Lóssio e fiquei feliz com a indicação. É importante prestigiarmos porque é uma grande conquista, principalmente por conta da composição feminina do Tribunal”, destaca. Com a posse de Luciana, o TSE passa a contar com quatro ministras e três ministros.

De acordo com o site do TSE, a presidenta do Tribunal, ministra Carmen Lúcia, também ressaltou a importância da participação feminina. “É a quebra de um paradigma nos órgãos superiores de julgamento, que sempre contaram com uma maioria de homens, de bons juízes, já que havia um número inferior de mulheres nas faculdades e na advocacia”, ressaltou.

Carmen Lúcia conduziu a cerimônia que contou ainda com a presença de várias autoridades, como o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski; o presidente do Senado Federal, senador Renan Calheiros; o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Henrique Alves; o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Felix Fischer; o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro João Orestes Dalazen; o ministro do Trabalho e Emprego; Carlos Brizola; o procurador-geral Eleitoral, Roberto Gurgel e o advogado-geral da União, Luís Adams.

Histórico

Luciana é especialista em Direito Eleitoral e se tirou a OAB na Seccional do Distrito Federal em 1999. Ocupava o cargo de ministra substituta do TSE desde 2011 até ser nomeada pela presidenta Dilma Rousseff a partir de lista tríplice encaminhada pelo STF. A vaga de Luciana foi deixada pelo ministro Arnaldo Versiani.

Reportagem – Dandara Lima
Foto – Valter Zica
Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF