Brasília, 31/10/2013 – A secretária-geral da OAB/DF, Daniela Teixeira, representou a entidade em solenidade realizada nesta quarta-feira (30) pela Fapro-Taguatinga da Faculdade Projeção em homenagem aos 25 anos de promulgação da Constituição e de outorga de comenda ao ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), Ayres Britto, cujo nome batiza uma das salas de aula da instituição de ensino. “O Sr. nos honrou com decisões que demonstram um elevado espírito humano e poético digno de todas as homenagens”, afirmou Daniela Teixeira.
O ex-ministro afirmou que os 25 anos da Constituição representam, sobretudo, a consolidação do Estado democrático de Direito no Brasil. Para Ayres Bitto, as manifestações de rua que eclodiram no país a partir de junho (à exceção dos atos de baderna) representam a mais legítima das formas do cidadão tomar para si o rumo da vida em sociedade, quando não encontra respaldo e credibilidade nas instituições. Ele defendeu um olhar “permanente e inquiridor” do cidadão sobre as estruturas do Poder. “É preciso que as bases prevaleçam sobre as cúpulas”, disse.
Ayres também recomendou aos alunos, futuros operadores do Direito, que transcendam ao estudo puro da área. “Quem só sabe direito nem direito sabe”, afirmou. Para o ministro, o operador do Direito deve pautar-se por uma visão humanista e social: “É preciso aplicar as percepções que temos da realidade social na prática jurídica. Só assim é possível fazer a verdadeira Justiça”.
Texto – Tatielly Diniz (com informações da Faculdade Projeção)
Fotos – Divulgação
Comunicação social – jornalismo
OAB/DF