Católica recebe ciclo de palestras sobre mediação

Brasília, 26/3/2014 – A Comissão de Mediação e Arbitragem realizou, nessa terça-feira (25), no auditório da Universidade Católica de Brasília (UCB), palestra sobre mediação para alunos de vários semestres do curso de Direito. O evento faz parte do ciclo de palestras organizado pela Comissão, presidida pela conselheira Fabíola Teixeira Orlando, dando seguimento ao projeto “A Comissão de Mediação e Arbitragem nas instituições de ensino de Direito”.

Fábiola Orlando diz que o objetivo do evento é demonstrar que a mediação e a arbitragem são os meios adequados de solução de conflitos que garantirão efetividade jurídica. “Razão pela qual os cursos de aperfeiçoamento nessas matérias, voltados à formação e aperfeiçoamento dos estudantes e advogados, são fundamentais e são oferecidos pela Escola Superior da Advocacia do Distrito Federal”.

Representando a Comissão estiveram presentes Sílvio Pereira, que atuou como mediador das discussões; Alana Sallet Diniz, que fez a abertura do evento; Marcelo Girarde, que iniciou a discussão e discorreu sobre as características gerais sobre o tema; Samira Soares, que apontou aos alunos as origens e a atual valorização da mediação como vias de acesso a democracia e cidadania; Carlos Alberto Signorelli que destacou importantes conceitos sobre a negociação e Nataly Evelin Konno Rocholl que abordou as oportunidades, dificuldades e a necessidade da utilização da Arbitragem pela sociedade civil como via de pacificação social. Também participou e prestigiou o evento o professor Paulo Bosco, assessor da coordenação do curso de Direito da Universidade Católica de Brasília