Comissão da Memória e da Verdade da OAB/DF participa de audiência pública remota sobre troca do nome da Ponte Costa e Silva

Nesta segunda-feira (07), às 10h, será transmitida pelo Canal Oficial da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) Youtube e canal E-democracia a audiência pública remota a respeito da proposta de trocar o nome da Ponte Costa e Silva, localizada na entrada da QI 10 do Lago Sul, por Honestino Guimarães.

A iniciativa é feita a partir do Projeto de Lei nº 1697/2021, de autoria do deputado distrital Leandro Grass. A audiência pública é um dos requisitos para a alteração.

O deputado Leandro Grass convidou o presidente da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), Délio Lins e Silva Jr., e a presidente da Comissão da Memória e da Verdade da OAB/DF, Maria Victoria Hernandez Lerner, a participarem do debate. Ambos aceitaram.

Para a presidente da Comissão da Memória e da Verdade da OAB/DF, este é um debate que “traz resgate histórico e que exige forte atuação do colegiado”.

A ponte foi projetada por Oscar Niemeyer e inaugurada em 1976 com o nome de “Ponte Monumental”. Foi rebatizada pelo ex-presidente militar Ernesto Geisel para homenagear o antecessor, Costa e Silva.

Honestino é, entre os desaparecidos políticos, o que tem a história de desaparecimento mais nebulosa, segundo relatórios da Comissão da Verdade Rubens Paiva, do Rio de Janeiro, e da Comissão Anísio Teixeira de Memória e Verdade, da UnB. Leia mais sobre ele aqui.

Comunicação OAB/DF