A importância e a transformação da advocacia durante a pandemia (TV Justiça) - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

A importância e a transformação da advocacia durante a pandemia (TV Justiça)

Em homenagem ao Dia da Advocacia, a primeira edição do Jornal da Justiça de hoje (11) contou com a participação do presidente da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), Délio Lins e Silva Jr. 

Délio contou sobre dois casos de desagravo ocorridos no Distrito Federal, no primeiro um advogado foi algemado e colocado em uma cela com outros presos por um delegado, e no segundo, o advogado foi desrespeitado por um promotor, o qual havia chamado a segurança para prendê-lo em flagrante. Nesse último caso, a OAB/DF entrou com uma representação criminal contra o promotor. 

O presidente também comentou sobre a defesa das prerrogativas, a atuação da OAB/DF e relembrou ainda o desagravo público realizado em Goiânia, o qual contou com apoio e participação da OAB/DF. 

“Nós advogados e advogadas somos o braço da sociedade perante os poderes constituídos, não apenas o judiciário, mas todos eles”, diz Délio. Ele acredita que a advocacia está se tornando cada dia mais relevante e durante o período pandêmico essa se tornou uma verdade ainda mais sólida. “Durante a pandemia temos sido procurados diariamente por pessoas vítimas dos mais variados problemas, alguns não conseguem pagar contas, outros não conseguem acessar o poder judiciário, não conseguem falar em algum órgão público, como companhias de transporte, água ou luz. Nós como advogados e advogadas fazemos essa defesa diariamente”, afirma.

Délio ainda celebrou a reinvenção da prática da advocacia através dos meios tecnológicos, segundo ele o período de adaptação por conta da pandemia não foi fácil, mas foi ofertou a possibilidade de transformação da prática da advocacia através de meios digitais. 

“Como eu sempre costumo dizer, a advocacia é feita por humanos, para humanos e de humanos, então que consigamos utilizar o lado bom das máquinas, para que nos ajudem, mas não esqueçamos que nós advogados estamos aqui para defender o direito dos  cidadãos. Esse equilíbrio de defesa das prerrogativas, de respeito às nossas prerrogativas, de respeito ao cidadão com a utilização cada vez maior das ferramentas tecnológicas, tenho eu como grande desafio para o período pós-pandemia”, finaliza Délio. 

Assista aqui a primeira edição do Jornal da Justiça de hoje (11/08).

Texto por Rayssa Carneiro (estagiária sob supervisão de Esther Caldas)

Comunicação OAB/DF