O mês de novembro é também o mês da consciência negra, e a Diretoria de Igualdade Racial e Social em parceria com a Comissão de Igualdade Racial da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) promovem uma série com histórias que vão contar um pouco sobre o povo negro no Brasil.
Durante todo o mês, a OAB/DF homenageia personalidades da história negra do Brasil nas redes sociais da Seccional, com o intuito de fazer com que a advocacia do Distrito Federal conheça melhor as jornadas que pavimentaram o caminho para tantas pessoas negras atualmente. Conheça aqui as personalidades homenageadas no mês da consciência negra:
- Abdias do Nascimento
- Antonieta de Barros
- Dandara dos Palmares
- Esperança Garcia
- Lélia Gonzales
- Luiz Gama
- Ruth de Souza
- Tereza de Benguela
“Precisamos conhecer de onde essas pessoas vieram e pelo que elas passaram para nos possibilitar chegar até aqui”, relatou a presidente em exercício da OAB/DF, Cristiane Damasceno, sobre a necessidade de conhecer o passado da história negra para poder compreender o momento presente.
O presidente da Comissão de Igualdade Racial, Beethoven Nascimento de Andrade, explicou a importância da ação promovida pela OAB/DF. “É importante trazer à tona a história de personalidades negras brasileiras, pois a nossa historia foi apagada e invibilizada por muito tempo. Quando estamos na escola, ninguém conta quem são os nossos heróis ou seus grandes feitos, não nos são apresentadas as origens da nossa luta por igualdade”.
“Vamos contar a história de várias personalidades que são fundantes da sociedade negra, que são essenciais para que possamos contar nossa história do nosso ponto de vista. Então é uma campanha muito forte e impactante”, completou.
A diretora de Igualdade Racial e Social, Josefina Serra dos Santos, falou sobre como a ação promovida pela Seccional serve também para visibilizar o racismo que acontece atualmente na sociedade brasileira. “Toda pauta que a OAB resolve ajudar passa a ter uma visibilidade enorme. Então, quando resolvemos prestigiar essas pessoas é para colocá-las no lugar que elas sempre deveriam estar, pois elas não fazem só parte da história do povo preto, mas também do povo brasileiro.”
O primeiro vídeo da série “Conheça sua História” conta a jornada de Esperança Garcia, a primeira mulher negra a escrever uma petição e é considerada a primeira advogada do Piauí. Confira aqui o primeiro vídeo da série.
Confira também o vídeo que conta um pouco da vida de Luiz Gama, que atuou fortemente na luta contra a escravidão, inclusive, ajudando a libertar mais de 500 pessoas escravizadas e a garantir seus direitos. Nessa missão, ele é considerado uma referência na advocacia, pois mesmo não tendo diploma era advogado autodidata. Clique aqui para visualizar o segundo vídeo da série.
Clique aqui para acessar o Instagram da OAB/DF e acompanhar a série de vídeos comemorativos do mês da consciência negra.
Texto: André Luca (estagiário sob supervisão de Esther Caldas)
Comunicação OAB/DF