OAB/DF recebe 28 novos profissionais

Na manhã desta segunda-feira (06/12), 28 novos advogados e advogadas prestaram juramento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) durante solenidade híbrida, com transmissão pelo canal oficial da Seccional do Distrito Federal (OAB/DF) no YouTube. A cerimônia foi comandada pelo presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Júnior, e prestigiada pela diretoria da Casa, membros de comissões e de subseções.

Oradora

Fernanda Caldas de Carvalho foi escolhida como oradora para representar a turma. Iniciou seu discurso relatando o empenho para alcançar a aprovação no Exame de Ordem. “Foram anos de dedicação e esforços para esse momento, com muitas provas e noites de sono perdidas, trabalho de conclusão de curso e estágio”. Pontuou, ainda, que vivenciou esse cenário num contexto de pandemia, o que dificultou mais o processo. 

A oradora prosseguiu seu discurso afirmando que a advocacia é essencial para a administração da justiça e para regular o funcionamento do Estado Democrático de Direito. “Nossa atuação, aliada às nossas prerrogativas, deve ser sempre balizada pela ética e pelos princípios da moral individual, social e profissional”. Fernanda exprimiu, também, que o Brasil passa por um momento de bipolarização que dificulta o diálogo. Sendo assim, segundo ela, cabe ao advogado buscar de forma incessante o diálogo com todas as instituições do poder judiciário. 

Oradora Fernanda Caldas Carvalho

Paraninfo

Substituindo Eduardo Toledo, o diretor tesoureiro da OAB/DF, Paulo Maurício Siqueira, foi o paraninfo da cerimônia. De início, cumprimentou o presidente da OAB/DF, Délio Lins, e citou uma amizade que existe há vinte anos. Continuou sua fala afirmando que os novos profissionais são vencedores, pois obtiveram o mérito de terem passado no Exame de Ordem, este que todos devem defender por ser garantia de uma advocacia qualificada. “Vocês mostraram conhecimento, mostraram capacidade e estão prontos para agora ter a imensa responsabilidade que é falar por alguém”.

Também abordou a nova responsabilidade dos futuros profissionais, pois irão representar toda a classe dos advogados. “A ética é o ponto principal da carreira que vocês pretendem desenvolver a partir de agora”. Ao final, o paraninfo citou a importância das comissões e incentivou os advogados a participarem de um dos temas disponíveis.

Diretor tesoureiro da OAB/DF, Paulo Maurício Siqueira

Encerramento

A conselheira e vice-presidente eleita da OAB/DF, Lenda Tariana, apontou que há cerca de quatro anos as mulheres não tinham espaço suficiente de fala na mesa. Foi na atual gestão que houve a implementação da política de 50% de mulheres nos cargos da OAB/DF. “A cada vez que sento aqui e falo pelas mulheres […] a gente precisa refletir de como era no passado e como é importante a gente lutar por aquilo que temos hoje”. 

Vice-presidente eleita da OAB/DF, Lenda Tariana 

O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Júnior, alegrou-se com o primeiro dia de seu retorno após a reeleição. Prosseguiu sua fala relatando o bem que a execução da advocacia traz. “Aqui, nós defendemos muito a sociedade, aqui nós defendemos muito a advocacia, aqui, por meio das comissões, principalmente, nós fazemos o bem”. Por fim, aconselhou os novos advogados e advogadas a seguirem sua profissão com amor, para assim obterem portas abertas e sucesso na carreira.

Presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Júnior

Texto: Marcus Almeida (estagiário sob supervisão de Esther Caldas)

Confira a solenidade na íntegra aqui.

Comunicação OAB/DF