41 novos advogados e advogadas prestam juramento em solenidade na OAB/DF

Nesta quarta-feira (16), 41 novos profissionais prestaram juramento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em uma cerimônia híbrida, presencial e com participações remotas, organizada pela Seccional do Distrito Federal. Foram respeitados todos os protocolos para prevenção à contaminação por coronavírus e realizadas transmissões, ao vivo, pelo canal oficial da OAB/DF no Youtube. A cerimônia foi comandada pela copresidente da OAB/DF, Lenda Tariana, e prestigiada pela diretoria da Casa, membros de comissões e de subseções.

Lenda leu o juramento e saudou a chegada dos novos colegas. “Hoje é minha primeira entrega de carteira da Ordem presidindo a sessão, então é uma data importante para mim também. Façam a análise e reflitam sobre essa conquista, vejam quem sempre esteve ao lado de vocês, pois todas as nossas vitórias são coletivas. Sozinhos não somos ninguém”, disse.

Lenda Tariana

Emoção e pertencimento

A oradora da turma Gabriella Arruda de Castro teve como paraninfa sua mãe, a advogada, ex-diretora da Escola Superior de Advocacia do Distrito Federal (ESA/DF) e professora de direito civil, Célia Arruda de Castro. O fato aumentou ainda mais a emoção do tradicional evento de entrega das carteiras. “Gostaria de agradecer a minha mãe, que tantas vezes ouviu que a advocacia não era lugar para mulheres, e hoje está aqui como advogada homenageada. E eu, como filha, sigo seu caminho e hoje ingresso na advocacia”, emocionou-se. Célia falou sobre o momento tão especial em sua vida, de ver sua filha atingindo seus objetivos juntamente com seus colegas. “Não poderia deixar de parabenizar especialmente minha filha Gabriella, e estendo a todos vocês os mesmos desejos que tenho para ela. Aproveitem a profissão e o caminho que escolheram”, completou Célia.

Gabriella e Célia

Em seguida, o secretário-geral Paulo Maurício Braz Siqueira exaltou o fato de ver Célia Arruda de Castro, uma advogada que ajudou a abrir espaços dentro da OAB/DF para a advocacia feminina, ser a homenageada da noite. “É muito bonito o que aconteceu aqui nesta manhã, a Célia vendo sua filha receber a carteira de advogada em uma cerimônia onde a maioria da mesa é formada por mulheres. Isso nos traz a certeza de que o caminho da paridade de gênero que iniciamos lá atrás na OAB/DF já é uma realidade”. 

Falando em nome da Caixa de Assistência dos Advogados (CAADF), a vice-presidente Maria Bernadete Teixeira deixou uma mensagem de pertencimento aos jovens advogados. “A CAADF é a casa de todos nós advogados e advogadas, é um local onde todos nós podemos nos sentir acolhidos. Sintam-se pertencentes à CAADF e à OAB/DF, pois estaremos sempre aqui trabalhando em prol da advocacia”.

Falas ressaltaram a importância da advocacia

Representando as mulheres, a diretora de Comunicação Raquel Cândido convidou os novos colegas a fazerem parte da OAB/DF como colaboradores. “Assim como fui convidada a fazer parte e ajudar na construção da nossa entidade, vocês estão desde já convidados a também colocarem um tijolinho nessa obra que tem por objetivo a construção de uma advocacia e de uma sociedade mais justa”, ressaltou. Encerrando a fala dos convidados, a secretária-geral da Subseção do Núcleo Bandeirante, Sammya Soares, também exaltou a chegada dos novos profissionais ao mercado. “Parabéns a todos vocês, e acredito que falo por todas as subseções quando digo que trabalhamos integrados à OAB/DF e estamos de portas abertas para recebe-los”, finalizou.

Também participaram da mesa do evento o diretor de Prerrogativas, Newton Rubens; as conselheiras Ana Cristina da Silva Souza, Marília Fayet e Camila Dias; a presidente da Comissão de Cultura, Verane Magalhães; o conselheiro federal pelo Estado de Goiás e indicado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Marcelo Terto; o presidente da Comissão de Direito Penal, Paulo da Cunha; e o advogado Diego Barbosa Campos.

Novos advogados prestam juramento

Texto: Euclides Bitelo

Fotos: Valter Zica

Comunicação OAB/DF