OAB/DF participa da cerimônia de posse de Cruz Macedo na presidência do TJDFT

Presidente da Seccional, Délio Lins e Silva Jr., destaca origem do desembargador na advocacia e tem expectativa de “continuar a parceria estreita com o Tribunal para o retorno responsável” da Corte no atendimento presencial de uma “forma efetiva”

Mesa oficial da solenidade (Foto: Roberto Rodrigues)

Após participarem da cerimônia de posse da nova direção do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TREDF) – leia mais aqui – o presidente da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), Délio Lins e Silva Jr., e o diretor de Prerrogativas, Newton Rubens de Oliveira, prestigiaram a posse da nova administração do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), nesta sexta-feira (22). O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do TJDFT no YouTube.

“O desembargador Cruz Macedo é indicado pela OAB. É egresso da advocacia. Foi secretário-geral da OAB. Então, é uma pessoa que conhece as necessidades da advocacia. Ele sempre foi um desembargador muito atencioso e solícito com os pleitos da Ordem e da advocacia. Tenho certeza de que é a pessoa apropriada para conduzir o TJDFT neste momento sensível de retorno dos tribunais ao atendimento presencial. Que a gente possa continuar a parceria estreita que sempre tivemos com o Tribunal para que esse retorno responsável e progressivo realmente aconteça de uma forma efetiva no Tribunal de Justiça”, disse Délio Lins e Silva Jr., quanto ao perfil do novo presidente Cruz Macedo e as expectativas em relação à gestão que se inicia.

O diretor de Prerrogativas, Newton Rubens, tem a mesma impressão de Délio: “por ser egresso da advocacia, Cruz Macedo, vai olhar com muito carinho para o nosso exercício profissional, tanto quanto o próximo Corregedor de Justiça, José Jacinto Costa Carvalho”.

NOVA ADMINISTRAÇÃO

O desembargador José Cruz Macedo foi eleito em fevereiro último (dia 8), pelo Conselho Pleno do TJDFT, para o cargo de presidente. Ao lado de Cruz Macedo, pelo próximo biênio, tomaram posse, hoje, os desembargadores Angelo Canducci Passareli, na 1ª Vice-Presidência, e Sérgio Xavier de Souza Rocha, como 2º Vice-Presidente. Também, José Jacinto Costa Carvalho, Corregedor da Justiça.

A cerimônia presencial foi restrita a poucos convidados, dentre eles, compuseram a mesa oficial da cerimônia, ao lado de Cruz Macedo e do desembargador Romeu Gonzaga Neiva, que deixou a presidência do TJDFT, o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF); a procuradora-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Fabiana Costa Oliveira Barreto; representando o governador Ibaneis Rocha, o vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto; o presidente Délio Lins e Silva Jr., da OAB/DF, representando o presidente Beto Simonetti, da OAB Nacional, e a juíza de Direito e Conselheira Fiscal da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Maria Isabel da Silva.

SELO DE EXCELÊNCIA

Deixando a presidência, o desembargador Romeu Neiva lembrou aos presentes que os desafios impostos pela pandemia da Covid-19 exigiram, em sua gestão, grandes esforços, mas que foram recompensados pelo Selo de Excelência, concedido pelo Conselho Nacional de Justiça ao TJDFT. É o primeiro tribunal do país a alcançar o Prêmio CNJ de Qualidade, na categoria Excelência, ou seja, o de melhor tribunal do Poder Judiciário brasileiro.  Essa premiação ocorreu em dezembro passado, durante o XV Encontro Nacional do Poder Judiciário, quando o Tribunal recebeu também, pelo terceiro ano consecutivo, o Prêmio CNJ de Qualidade no grau Diamante. 

PALAVRAS DO NOVO PRESIDENTE

Reportando-se às palavras de Romeu Neiva, Cruz Macedo elogiou os seus antecessores. “Temos alto patamar de eficiência”, afirmou. Segundo ele, é preciso avançar. “Faremos uma administração com muito diálogo e harmonia”, continuou.

Cruz Macedo abordou, em mais um ponto-chave do seu discurso, o cumprimento da Constituição Federal e do ordenamento jurídico com olhar especial para saúde em razão da crise sanitária da Covid-19. “O Poder Judiciário é o porto seguro e democrático no qual buscarão abrigo diante dos novos perigos e dramas humanos, justamente, os mais necessitados. Nos momentos de crise agigantam-se as mulheres e os homens de boa vontade, ao passo que se descortinam aos olhos do povo as instituições que são realmente essenciais”, salientou o novo presidente da Corte.

Nas palavras finais de seu discurso, Cruz Macedo destacou os valores das palavras “governança”, “transparência”, “celeridade” e “produtividade” para a continuidade da excelência reconhecida pelo CNJ.

Comunicação OAB/DF com informações do TJDFT