44 novos profissionais da advocacia recebem suas carteiras na OAB/DF - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

44 novos profissionais da advocacia recebem suas carteiras na OAB/DF

Nesta quarta-feira (20/07), 44 novos profissionais prestaram juramento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em uma cerimônia híbrida (presencial e com participações remotas) organizada pela Seccional do Distrito Federal. A transmissão foi realizada ao vivo no canal oficial da OAB/DF no Youtube.

A oradora da turma, Adriana Claudino de Souza, iniciou a solenidade representando seus colegas que receberam a carteira da Ordem. Em seu discurso, Adriana destacou o papel exercido pelos advogados e advogadas na sociedade. “A advocacia é uma profissão que cuida da paz, da vida, da justiça e da liberdade, é muita responsabilidade. Ou seja, nós advogados somos essenciais à administração da justiça, porque prestamos serviços essenciais à cidadania.”

Na sequência o paraninfo, Leonardo Ferreira de Souza, falou sobre as exigências e a importância de enfrentar os conflitos da profissão. “A partir de hoje a vida de vocês vai mudar, a advocacia é uma profissão que vai exigir muito de vocês. Alguns vão julgar, outros desacreditar, mas jamais abaixe a cabeça diante de situações que vocês sintam-se desrespeitados.”

Pronunciamentos finais

Dando sequência aos discursos e finalizando os pronunciamentos, o presidente da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência (Concad) e da Caixa de Assistência do Distrito Federal (CAADF), Eduardo Uchôa Athayde, falou sobre os serviços disponibilizados pela Caixa de Assistência. “A CAADF oferece um auxílio tanto financeiro quanto psicológico. Para os advogados e advogadas que têm filhos nós temos um auxílio natalidade. São uma série de ações que representam o sentimento de empatia e unicidade da nossa categoria.”

O diretor da Escola Superior de Advocacia do Distrito Federal (ESA/DF), Rafael Freitas de Oliveira, destacou os cursos e convênios oferecidos pela ESA para auxiliar os novos advogados e advogadas no início de carreira. “Nós estamos aprimorando outras áreas dos nossos cursos, não apenas os cursos de curta duração mas principalmente as parcerias que nós temos com outras instituições de ensino. Já temos alguns convênios assinados e outros convênios que virão em breve nós estaremos divulgando nas nossas redes sociais.”

Representando a jovem advocacia, a secretária-geral adjunta do Conselho Jovem da OAB/DF, Nauane Buriti, falou sobre como a OAB/DF se prepara para receber e auxiliar os novos membros da Casa. “Nossa Casa está aberta, temos que estar preparados, então lembrem-se que a caminhada começa agora. O caminho não vai ser fácil, mas é por isso que a OAB/DF tem esse enfoque na jovem advocacia, sobretudo para ajudá-los a iniciar a carreira.’’

A presidente da Subseção do Gama e Santa Maria, Graciela Slongo, falou em nome das subseções. Em seu pronunciamento, Graciela destacou a relevância de participar efetivamente das comissões temáticas tanto na sede da OAB/DF quanto nas subseções. “Contem com a OAB e com as subseções. Nós temos 13 subseções, todas elas equipadas com escritórios à disposição para vocês atenderem seus clientes. Estejam perto das subseções e ainda mais perto das comissões temáticas para poder conhecer e ter uma relação mais próxima com determinadas áreas que podem levá-los a um sucesso muito maior na advocacia.”

Por fim, a co-presidente da OAB/DF, Lenda Tariana, encerrou a cerimônia falando sobre a importância de demonstrar gratidão para as pessoas que fizeram parte dessa conquista profissional. “É muito importante que a gente reconheça quem está recebendo essa carteira junto com você, só que mais do que reconhecer a gente precisa externalizar. É necessário que a gente reconheça o suporte dos nossos pais e amigos. Então quando vocês saírem daqui mande mensagem para as pessoas que fizeram parte da sua conquista.”

Para ver mais fotos do evento clique aqui

Fotos: Roberto Rodrigues
Texto: André Luca com a supervisão de Euclides Bitelo – Comunicação OAB/DF