111 novos profissionais da advocacia prestam compromisso na OAB/DF

111 novos profissionais prestaram o juramento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em duas cerimônias híbridas, presenciais e com participações remotas, promovidas pela Seccional do Distrito Federal, realizadas nesta segunda-feira (22/08). As transmissões foram transmitidas pelo canal oficial da OAB/DF no Youtube. Pela manhã, 55 novos advogados e advogadas receberam as tão esperadas carteiras e, de tarde, mais 56.

Evento da manhã

O orador da turma, Assisleno Ferreira, iniciou a solenidade da manhã informando seus colegas sobre o mês da conscientização da esclerose múltipla em busca de dar mais visibilidade para as pessoas com deficiência. Assisleno finalizou relatando o sentimento de dever cumprido de vencer mais uma etapa na vida profissional. “ Hoje tenho a oportunidade e o dever, sendo uma pessoa com esclerose múltipla, de informar o público presente que estamos no mês da conscientização da esclerose múltipla, uma doença crônica que atinge jovens na faixa de 20 a 40 anos. Fechamos um capítulo da nossa história, porém começamos um novo ciclo como advogados e advogadas com muito mais responsabilidades e deveres a cumprir. Doutores e doutoras, a partir de hoje façam da sua caneta uma espada e da carteira o seu escudo.”

Em sequência, o paraninfo Alex Costa Almeida compartilhou suas experiências profissionais e deu algumas orientações para os novos profissionais da advocacia. “Procurem sempre estar perto de pessoas que te fazem crescer, pessoas que te conduzam para um ambiente melhor, e a OAB é o local perfeito para isso. Aqui você tem diversas comissões para trabalhar, aqui vocês vão conseguir fazer várias parcerias, e vão ter ensinamentos de todas as pessoas que estão conduzindo essa Casa.”

Pronunciamentos finais

O secretário-geral do Conselho Jovem da OAB/DF, Bruno Siqueira, participou dos pronunciamentos finais representando a jovem advocacia. Em sua fala, Bruno convidou os novos inscritos da Seccional a fazerem parte das comissões da Casa. “Aqui dentro da OAB nós temos diversas comissões, então é muito importante que vocês participem. É um momento ímpar onde vocês podem fazer networking e parcerias. Na Seccional nós temos o Conselho Jovem e a Comissão da Advocacia Jovem e Iniciante, então participem dos nossos debates, eles vão auxiliar demais vocês.”

Evento da tarde

Iniciando a solenidade da tarde, a oradora da turma, Andrea Pires Dias Soares, representou seus colegas. Em seu discurso, a oradora falou da importância de agir com sabedoria nessa nova etapa da vida profissional. “Espero que possamos descobrir qual é o propósito das nossas vidas e, com sabedoria, possamos alcançá-lo de maneira que não nos façam desistir, e que essa sabedoria de nunca desistir seja aplicada nos nossos primeiros passos, quando estivermos com a carteira da Ordem nas mãos.”

A paraninfa e tesoureira da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF), Ana Carolina Franco, deu sequência à cerimônia com um emocionante discurso sobre sua trajetória dentro do sistema OAB e finalizou sua fala mencionando as conquistas que a CAADF teve durante esse período. “Eu tenho orgulho de anunciar que o nosso programa de saúde cresceu nos últimos anos. Celebramos uma parceria com a maior instituição hospitalar do Brasil e hoje contamos com a equipe Sirio-Libanês dentro da nossa clínica PreCAAver, bem como o Hospital Sírio-Libanês no nosso programa de saúde. Então hoje eu posso dizer que ninguém do Distrito Federal cuida melhor da saúde da advocacia do que a Caixa de Assistência.”

Após seu discurso, Ana Carolina recebeu uma homenagem de seus colegas da OAB/DF e CAADF por sua passagem pelo sistema OAB por meio da Caixa de Assistência. O presidente da CAADF, Eduardo Uchôa Athayde, homenageou sua colega por meio de um vídeo desejando sorte nessa nova etapa da vida profissional. “Carol, chegou a hora de você voar, de ter novos ares e conquistar novas coisas, e eu quero que você fique absolutamente tranquila, você já fez o seu melhor pela advocacia do Distrito Federal.”

Pronunciamentos finais

Já nas declarações finais, o presidente da Subseção de Ceilândia, Leonardo Rabelo, falou em nome de todas as subseções, e aproveitou sua fala para convidar os novos membros da Seccional para participar do “Arraiá da Subseção de Ceilândia”. “Sexta-feira, dia 26, estaremos fazendo uma festa em Ceilândia homenageando o mês da advocacia, no estilo arraiá. É uma festa para a família da advocacia, então quem puder participar, a partir das 19h, esperamos por vocês.”

Logo em seguida, falando em nome da jovem advocacia, a vice-presidente da Comissão da Advocacia Jovem e Iniciante, Sofia Gomes Matias, se pronunciou sobre as possibilidades que a OAB oferece para os advogados e advogadas que estão iniciando a carreira. “Aqui nós temos a ESA, que dispõe de vários cursos qualificadores, além disso, na nossa Comissão, nós temos diversos grupos de trabalho para que vocês possam estreitar laços, fazer networking com novos advogados e ampliar seu leque de possibilidades.”

Já no encerramento da cerimônia, a co-presidente da OAB/DF, Lenda Tariana, destacou o momento de pluralidade que a Seccional se encontra nessa nova gestão. “A acessibilidade, a pluralidade e a voz feminina da Seccional estão fazendo a diferença no Distrito Federal e no Brasil. Eu me sinto muito orgulhosa de fazer parte dessa transformação. Eu desejo muito que vocês tenham sucesso e que a OAB possa ser o amparo de vocês nos momentos difíceis.”

Por fim, o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., finalizou os pronunciamentos falando sobre a necessidade dos novos membros da OAB/DF se sentirem à vontade para agregar na Seccional. “Aqui nós temos toda essa estrutura para ajudar a todos vocês, advocacia e sociedade. Poder sentir o brilho no olhar de vocês ingressando na nossa Casa e recebendo essa carteira compensa qualquer coisa. A mensagem que eu gosto de deixar nas entregas de carteira é que aqui dentro vocês realmente se sintam em casa.”

Confira aqui a solenidade de manhã na íntegra.

Confira aqui a solenidade da tarde na íntegra.

Texto: André Luca (estagiário sob supervisão de Esther Caldas)

Fotos: Roberto Rodrigues

Comunicação OAB/DF