Sabatina OAB/DF: presidente do TRE-DF elogia a iniciativa e explica como serão as eleições 2022

Nesta segunda-feira (12/09), a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) deu início às sabatinas com os candidatos ao governo do Distrito Federal. Foram convidados os seis candidatos melhores posicionados na última pesquisa, divulgada em 30 de agosto. Para iniciar os trabalhos, a OAB/DF contou com a presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), desembargador Roberval Belinati.

“Ficamos honrados com a presença de vossa excelência, que ajustou sua agenda para poder estar neste evento. Muito nos alegra tê-lo conosco”, agradeceu o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr.

O desembargador Roberval Belinati iniciou sua fala agradecendo o convite e enaltecendo o papel da Ordem. “É uma honra muito grande estar nesta Casa. Também fui advogado, conheço a luta da OAB, que é uma das maiores instituições do Brasil, congregando hoje aproximadamente 1,3 milhão de advogados. E no DF sabemos que já caminha para 80 mil advogados prestando serviços à sociedade perante o poder judiciário.”

O presidente do TRE-DF reforçou a importância da democracia e classificou as urnas eleitorais como “a voz do povo”. “A sociedade pode acreditar que cada voto será computado, não temos que temer a segurança da urna eletrônica que, segundo todas as pesquisas e perícias realizadas, é absolutamente segura. O povo irá colocar na urna a escolha dos seus candidatos”, enfatizou.

Na ocasião, aproveitou para reforçar a responsabilidade dos eleitores, que escolherão seus representantes pelos próximos anos. “Na eleição de 2018, tivemos 42 milhões de votos não aproveitados, dentre votos nulos, brancos e abstenções.”
Nesse contexto, o desembargador aproveitou para fazer um apelo aos eleitores do Distrito Federal, estimulando a sociedade a exercer a cidadania e não deixar de escolher seus representantes. “Ainda que você não seja simpático a determinado candidato, não deixe de votar, compareça às urnas. É o nosso dever como cidadão.”

Sobre a segurança e o policiamento, o presidente do TRE-DF frisou que a informação é de que haverá reforços e isso garantirá aos cidadãos eleições seguras. Roberval Belinati parabenizou, ainda, a OAB pela postura atuante frente ao processo eleitoral. “A Ordem está acompanhando passo a passo. Está de parabéns.”

O desembargador enfatizou que o TRE-DF está “rigorosamente em dia com o seu planejamento nestas eleições. As 7 mil urnas no DF estão sendo preparadas, serão lacradas e enviadas para os locais de votação. As eleições contarão com o trabalho de 34 mil mesários.”

Roberval Belinati trouxe para mesa informações sobre a realização de eleições no exterior, organizadas pelo TRE-DF, para que os brasileiros cadastrados possam votar para presidente da República. “Cerca de 697 mil brasileiros moram em outros países, mas os dados informam que residem fora do Brasil aproximadamente 4,3 milhões de brasileiros.”

Toda a estrutura é enviada pelo Tribunal. “O TRE-DF vai enviar 989 urnas eletrônicas, que serão instaladas em 77 países. Mas também serão instaladas urnas de lona, em 29 países com menos de 101 brasileiros cadastrados. Lá, o voto será no papel.”

Finalizando a sua mensagem, o presidente do TRE-DF falou sobre a importância de haver respeito entre os candidatos. “Deve imperar sempre entre os adversários políticos o respeito. Não são inimigos, mas candidatos concorrentes. Então desejo que nesse mesmo clima sejam as sabatinas da OAB/DF. Aproveito para desejar sucesso e reforçar os parabéns ao presidente Délio e a toda sua equipe que estão fazendo um serviço muito importante para esclarecer a população do DF, especialmente os advogados sobre a proposta de trabalho de cada candidato.”

O presidente Délio agradeceu pelas informações fornecidas pelo desembargador e destacou a satisfação de trabalhar em parceria com o TRE-DF. Na oportunidade, mencionou o projeto Minuto Eleitoral , promovido pela Casa, no qual as dúvidas mais comuns são explicadas em vídeos rápidos e didáticos. Também comentou sobre a criação do Observatório Eleitoral das Candidaturas Negras e Femininas. “Nesta Casa, que é a Casa da sociedade e da advocacia, estaremos sempre de portas abertas para que possamos dar a nossa contribuição.”

Confira as fotos do evento no Flickr OAB/DF.


Texto: Esther Caldas
Fotos: Roberto Rodrigues
Comunicação OAB/DF