Nota de Repúdio da OAB/DF

A Diretoria da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) expressa o seu veemente repúdio às manifestações xenófobas perpetradas contra a população nordestina, logo após a divulgação dos resultados das eleições ocorridas no último dia 02 de outubro.

Vivem no Nordeste 53 milhões de habitantes e todos merecem o respeito dos demais brasileiros. Muitos nordestinos moram em outras regiões e temos, também, os seus filhos, os netos e os bisnetos, os descendentes de pessoas valorosas, trabalhadoras e que lutam, diuturnamente, pelo bem da nação, sem quaisquer discriminações. É o caso, por exemplo, do presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., cuja ascendência é pernambucana e piauiense, e de muitos outros advogados e advogadas que atuam pelo Distrito Federal.

A liberdade de expressão não é um princípio absoluto, que possa ser usado para ofender a dignidade humana e a honra de quem é diverso de nós. Nenhum cidadão brasileiro é melhor do que o outro, pois todos temos os mesmos deveres e direitos consagrados em nossa Constituição Federal de 1988.

Assim, nós, representantes da advocacia do Distrito Federal, ao lado do Conselho Federal da OAB e dos Presidentes de todas as Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil no Nordeste (leia aqui a nota deles), manifestamo-nos em desagravo aos nordestinos, e somamos nossos cumprimentos à declaração do Presidente da OAB/MG, Sérgio Leonardo, de repúdio às declarações xenófobas proferidas por advogada vinculada à sua seccional.

Diretoria da OAB/DF