Em sessão do Conselho Pleno da OAB/DF (Seccional Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil) realizada nesta quinta-feira (09/11), aconteceu a posse da advogada Mayra Leão no cargo de ouvidora da mulher na Ouvidoria Geral da Seccional.
Uma das principais atribuições da nova ouvidora será o atendimento às mulheres advogadas, proporcionando um espaço seguro e acolhedor para relatar eventuais desafios, preocupações ou denúncias. Isso será feito tanto por meio de atendimentos telefônicos quanto presenciais, garantindo que todas as vozes sejam ouvidas e que as demandas específicas das advogadas sejam tratadas de forma adequada.
Para Samuel Suaid, ouvidor geral da OAB/DF, “a criação da Ouvidoria da Mulher é fundamental para garantir um ambiente seguro e acolhedor para tratar de temas envolvendo mulheres advogadas, proporcionando um espaço onde elas se sintam compreendidas, respeitadas e ouvidas em suas demandas”, observou.
Na cerimônia de posse, Mayra afirmou seu compromisso em trabalhar para garantir que as mulheres advogadas do Distrito Federal sejam atendidas. “Com a mudança no estatuto da OAB há quatro meses atrás, que tornou o assédio infração disciplinar, a presença de uma mulher na Ouvidoria para tratar de temas envolvendo a mulher se tornou essencial, uma vez que ela pode compreender de forma mais profunda as experiências, desafios e necessidades das mulheres, proporcionando um espaço de escuta atenta, apoio e encaminhamento adequado para enfrentar questões como violência de gênero, discriminação e desigualdade”, destacou
Ela ressaltou também que “uma mulher na Ouvidoria pode inspirar confiança e encorajar outras mulheres a buscar ajuda e compartilhar suas histórias”.
Jornalismo OAB/DF