Podcast sobre Advocacia Sistêmica aborda a sua importância no cenário jurídico - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

Podcast sobre Advocacia Sistêmica aborda a sua importância no cenário jurídico

Humanização, saúde mental, autorresponsabilidade e bem-estar foram tratados em debate com o intuito de vencer desafios contemporâneos da sociedade

No dia 17 de novembro, a Comissão de Direito Sistêmico da OAB/DF promoveu o podcast intitulado “Advocacia Sistêmica e sua importância no cenário jurídico atual”. Transmitido ao vivo, pelo canal da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) no YouTube, o evento reuniu especialistas para discutir temas considerados de extrema importância no campo jurídico, inovar para além das práticas tradicionais.

_OAB8872
Integrantes da Comissão de Direito Sistêmico da OAB/DF – Foto: Roberto Rodrigues

Participaram do podcast a presidente da Comissão, Marcela Furst; a vice-presidente Rachel Bernardes, a secretária-geral Raphaela Cortez e a secretária-adjunta Alessandra Siqueira.

Marcela Furst pontuou que a Comissão visa a promoção da humanização nas práticas cotidianas junto ao Poder Judiciário, por meio das formas integrativas de resoluções de conflito, da escuta ativa, de uma comunicação não-violenta e da postura ética. “Mesmo quando exista um litígio, que seja conduzido de uma forma mais colaborativa”, explicou.

O debate destacou a relevância da advocacia sistêmica e sublinhou a necessidade de adaptar e humanizar os processos legais, moldando-os de acordo com as demandas e desafios contemporâneos da sociedade.

Função Social

Rachel Bernardes diz que é preciso enxergar o Direito como função social e que as competências do advogado devem ser além da própria advocacia. “Hoje, não adianta termos apenas o Direito. O advogado deve ter as competências transversais, softs skills – habilidades comportamentais –, para olhar os seus clientes de forma humanizada. Para que o advogado enxergue além do cliente e separe as emoções, não personifique o problema”, frisou.

Autoconhecimento

Raphaela Cortez trouxe para o debate a mudança na dinâmica temporal da sociedade, afirmando “que a nova geração não está disposta a esperar anos por respostas do Judiciário. Essa era full-time exige uma abordagem mais ágil e colaborativa, transformando também a forma como o sistema jurídico opera”.

Temas como autoconhecimento, autorresponsabilidade, saúde mental, terapia e bem-estar foram abordados durante o podcast, ressaltando a importância do cuidado pessoal na prática jurídica contemporânea.

Para Alessandra Siqueira é importante que os advogados tenham autoconhecimento para lidar com problemas dos clientes. “Nós, advogados, lidamos com problemas dos outros todos os dias. É necessário que o advogado tenha autoconhecimento para direcionar melhor os clientes”, destacou.

As palestrantes encerraram o episódio reiterando o convite para que os advogados conheçam a Comissão e aprofundem-se nesta questão do Direito Sistêmico.

Assista na íntegra:

Jornalismo OAB/DF