Dia da Mulher Advogada do DF: 24 advogadas são homenageadas na Câmara Legislativa

Dando continuidade às comemorações do Dia da Mulher Advogada do DF, celebrado no dia 15 de dezembro, 24 advogadas foram homenageadas nesta terça-feira, 6 de fevereiro, na Câmara Legislativa do Distrito Federal. A solenidade foi organizada para prestigiar as advogadas que não puderam comparecer ao evento ocorrido em dezembro.

A menção de louvor é fruto da conquista da aprovação da Lei 176/2023, de autoria da deputada distrital Jaqueline Silva (MDB), que incluiu a data no calendário oficial da Capital Federal para ser lembrada como um dia de luta.

A vice-presidente da OAB/DF, Lenda Tariana, foi convidada pela deputada distrital Jaqueline Silva para compor a mesa. Também participaram da solenidade a presidente da Comissão da Mulher Advogada do DF, Nildete Santana, e a presidente da Comissão da Mulher da Associação Brasileira de Advogados (ABA/DF), Glaucia Couto.

Em seu discurso, Lenda Tariana destacou a importância de se valorizar as múltiplas jornadas das mulheres advogadas. “Valorizar a mulher advogada é fundamental não apenas para promover a igualdade de gênero, mas também para reconhecer a luta atual das mulheres, suas duplas e triplas jornadas. Reconhecer tudo o que já se conquistou e valorizar o trabalho da mulher advogada não apenas fortalece a profissão como um todo, mas também fortalece e inspira outras mulheres a seguirem carreiras jurídicas e a alcançarem seu pleno potencial dentro do campo do Direito.”

Lenda ressaltou, ainda, que uma advocacia diversificada contribui para uma sociedade mais igualitária. “Uma advocacia mais inclusiva e diversificada é essencial para garantir uma sociedade mais justa e equitativa”, finalizou.

Para Nildete Santana, a homenagem demonstra respeito às mulheres advogadas que se dedicam com competência às suas atividades. “A entrega de Moção de Louvor e a criação do Dia Distrital da Mulher Advogada demonstram respeito e homenagem às advogadas do Distrito Federal. É também um importante símbolo de valorização e reconhecimento das profissionais da advocacia que se posicionam com dedicação, competência e resiliência. Nossa união fortalece nossa representatividade e participação.”

A deputada distrital Jaqueline Silva disse que sente honrada em participar dessas homenagens. “Tem sido motivo de muita honra e de alegria fazer parte disso tudo. É um marco, um registro. Esse é o dia ao qual essa Casa – Câmara Legislativa – reconhece o poder e o potencial de cada uma de vocês. É mais que a celebração de uma data, mas a concretização do espaço e da valorização da mulher advogada.”

Fotos: Rogério Lopes

Jornalismo OAB/DF