Primeira mulher a receber a Medalha Rui Barbosa, Cléa Carpi é homenageada durante a 4ª CNMA - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

Primeira mulher a receber a Medalha Rui Barbosa, Cléa Carpi é homenageada durante a 4ª CNMA

“Emocionada, com o coração acalentado pelo carinho e fraternidade, meu imenso agradecimento pela homenagem que é dada a esta lutadora de 87 anos e de tantas vivências que, apesar das quase nove décadas de vida, continua perseverando com fé em em sua caminhada na esperança de um mundo melhor, fraterno e acolhedor, ciente que é o presente que dá sentido à vida.” Com essas palavras, Cléa Carpi abriu seu discurso após ser homenageada na cerimônia de abertura da 4ª Conferência Nacional da Mulher Advogada, realizada nesta quinta-feira (14/3), em Curitiba.

20240314115356__Z9A7139 (1)

Pioneira na participação da mulher advogada na OAB, Carpi foi a primeira e única a receber a Medalha Rui Barbosa, a maior comenda concedida pela Ordem. Conselheira Federal por sete mandatos, também foi a primeira mulher a assumir a secretaria-geral do Conselho Federal, e a primeira a assumir interinamente a presidência da entidade.

Homenagem

Das mãos da diretoria, Cléa recebeu uma placa que ressaltou sua história na Ordem. Coube ao presidente da seccional do Rio Grande do Sul, Leonardo Lamachia, falar em nome do Conselho Federal. “Cléa Carpi da Rocha, o Rio Grande e o Brasil te homenageiam pelo que tu representou. Pelo que tu representa hoje e pelo legado que estás deixando para todas as gerações futuras.” O presidente ainda fez votos de uma longa jornada de sucesso.

“Segue firme nessa verdadeira caminhada cívica como tu mesmo gosta de dizer, para o bem da advocacia, da democracia e do Brasil”, disse Lamachia.  Além da placa de reconhecimento, um vídeo em homenagem à advogada foi divulgado durante o evento.

A força da união feminina

Em sua fala, Cléa Carpi destacou a importância da união feminina para o avanço das conquistas de todas as mulheres. “Nossa força se tornou transformadora e nos levou a conquistarmos nossos espaços na OAB.” Entre elas, destacou a advogada, a paridade de gênero, bem como sua indicação para a Medalha Rui Barbosa, que leva o nome do patrono da advocacia. “Somente foi possível em razão das bravas advogadas que, unidas, firmaram minha indicação”, ressaltou.

Compromisso com a distribuição de Justiça

Com uma trajetória marcada pela defesa dos direitos humanos e pela defesa da democracia, Cléa Carpi defendeu que, “para nós, advogadas e advogados, uma nova perspectiva no nosso ofício, no nosso compromisso com a sociedade na nossa luta pelo respeito humano, na nossa atenção contínua”, a fim de não somente aplicar a lei, mas quanto à efetiva distribuição de justiça.

“Assim, nosso desafio, da amada OAB e de todos os setores organizados da sociedade civil, é fazer com que o Brasil comece a dar conteúdo a estas duas palavras vitais para a preservação da dignidade humana: justiça e cidadania”, finalizou. 

CNMA

A 4ª Conferência Nacional da Mulher Advogada acontece entre 14 e 15 de março, no Teatro Positivo, na capital paranaense. O evento tem como tema central “Evolução e Protagonismo” e o objetivo de levantar as principais bandeiras do universo feminino frente aos desafios da advocacia contemporânea.

Assista aqui na íntegra a solenidade de abertura da 4ª Conferência Nacional da Mulher Advogada.

Confira e baixe as fotos do evento no Flickr do CFOAB

Fonte: OAB Nacional