OAB/DF recebe futuros advogados na segunda fase do 40° Exame de Ordem

A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) recepcionou os futuros advogados na segunda fase do 40° Exame de Ordem Unificado (EOU), que ocorreu neste domingo (19/05). A prova prática aconteceu no campus do Uniceub, na Asa Norte, das 13h às 18h.

Durante a abertura dos portões, a OAB/DF entregou cerca de dois mil e novecentos kits contendo água, caneta e barrinha de cereal, itens que fazem toda a diferença ao longo das cinco horas dedicadas à realização do exame.

O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., destacou a importância do apoio da Secciona. “Estamos aqui para responder dúvidas, oferecer orientações e, acima de tudo, transmitir confiança e incentivo. Sabemos que cada tem o potencial e a determinação necessários para alcançar o sucesso no Exame. Estamos aqui para ajudar e apoiar os jovens advogados em cada etapa do processo.”

Para Lenda Tariana, vice-presidente da OAB/DF, esse primeiro contato com o futuro advogado é importante para que ele se sinta acolhido pela Ordem desde o primeiro momento. “Nosso objetivo é principalmente fazer com que o advogado possa se sentir acolhido e que nós, da OAB/DF, possamos desejar boa sorte na hora da prova. É um primeiro acolhimento daquela Casa que será do futuro advogado.”

Rafael Martins, diretor tesoureiro da OAB/DF, destacou o compromisso da instituição em apoiar os candidatos. “Nossa instituição está aqui para apoiá-los em cada passo do caminho, desde os desafios da preparação para o exame até as conquistas que virão após a aprovação. Como futuros membros da advocacia, eles representam o futuro da nossa profissão e estamos aqui para apoiar a todos.”

O servidor público Nildo Azevedo, conta que há anos adiou o sonho de se tornar advogado, e enxerga a aprovação no Exame de Ordem como uma oportunidade de novas perspectivas. “Durante anos, deixei esse objetivo adormecido, enquanto me dedicava à minha carreira como servidor público. Mas agora, ao me aproximar do fim dessa fase, enxergo esta conquista como uma porta se abrindo para novas possibilidades. É a chance de ter uma profissão que me apaixona, algo que continuarei a fazer mesmo após a aposentadoria. É a realização de um projeto que permaneceu adiado por muito tempo, finalmente ganhando vida.”

Isabella Lopes, recém-formada em Direito, compartilhou sua jornada de desafios durante as etapas do Exame. “Me formei em Direito no ano passado e agora estou buscando essa oportunidade, é claro. A primeira fase foi relativamente tranquila para mim, mas quando chegou à fase final, a segunda etapa que não consegui passar, as dificuldades aumentaram um pouco.”

O resultado preliminar da prova será divulgado no dia 12 de junho de 2024, juntamente com o padrão de respostas definitivo no site da FGV.

Jornalismo OAB/DF