Nesta terça-feira (27), a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), por meio da Comissão Especial de Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas, se reuniu com os representantes do povo indígena da aldeia Belo Monte, em especial o cacique Shane (Samuel da Silva e Silva), Pajé Ixã (Sivaldo) e Tixaná Nuí. O objetivo foi o de buscar orientações para dar prosseguimento às demandas da comunidade indígena.
A presidente da Comissão, Carla Eugênia Nascimento, e o vice-presidente, Vinícius Corrêa dos Reis, ouviram os representantes da aldeia e os apoiadores que os acompanhavam.
Carla Eugênia explica que a procura pela Comissão é contínua. “Destaco que a OAB/DF é uma referência para os povos indígenas. Nós recebemos demandas de vários estados, e percebemos que aqui eles depositam a credibilidade de que serão orientados, e é o que estamos fazendo com a escuta ativa e dando os devidos encaminhamentos. Nós colocamos os povos indígenas no centro da nossa comissão. A nossa Casa é aberta, plural, democrática e extremamente acolhedora.”
Ela reforça, ainda, que “apesar de a OAB/DF não atuar com as demandas dos povos indígenas de outros estados, os representantes das comunidades indígenas encontraram na OAB/DF acolhimento e as orientações que buscavam”.
Veja mais fotos no Flickr da OAB/DF.
Fotos: Roberto Rodrigues
Comunicação OAB/DF