Advocacia dativa é tema de palestra na 5ª Bienal Internacional do Livro de Brasília - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

Advocacia dativa é tema de palestra na 5ª Bienal Internacional do Livro de Brasília

A “Conquista da advocacia dativa no Distrito Federal” foi tema de palestra na manhã desta quinta-feira (27/10), na 5ª Bienal Internacional do Livro de Brasília (Bilb), que acontece no Pavilhão do Parque da Cidade até domingo (30/10). Em formato de bate-papo, o tema foi explanado pelo diretor de Prerrogativas da Seccional do Distrito Federal, Newton Rubens, que na ocasião representava o presidente Délio Lins e Silva Jr. Ao lado do palestrante, a presidente da Comissão de Cultura, Esporte e Lazer, Veranne Magalhães, interagiu trazendo para a discussão os principais pontos da advocacia dativa no DF.

Newton Rubens explicou aos presentes como tudo começou e as etapas que seguiram para a aprovação do projeto, que agora já é lei e está na fase dos últimos ajustes para que possa começar a funcionar. “Falar sobre esse assunto para a advocacia, alunos de ensino médio e a todos que passaram por aqui hoje foi muito gratificante. É muito importante apresentar os projetos que a advocacia vem desenvolvendo em favor da nossa Classe e da sociedade.”

Veranne Magalhães destacou a relevância dessa nova atuação da advocacia. “É importante observar que a advocacia dativa não beneficiará apenas a advocacia iniciante, é um projeto que vai muito além. Quem ganha com o projeto da advocacia dativa remunerada é, principalmente, a sociedade, o cidadão hipossuficiente.”

Débora Borges, advogada inscrita há dois anos na OAB, foi uma das pessoas que assistiam atentas ao que estava sendo discutido. “Eu vim intencionalmente para assistir a palestra e entender como vai funcionar a advocacia dativa no DF e se será algo aplicável. Realmente é interessante e demonstra a preocupação da OAB/DF com a segurança financeira do advogado iniciante, dando espaço também para ele crescer e se estruturar dentro da advocacia. Valeu muito a pena ouvir a Seccional discutindo esse assunto. Já saio daqui decidida a me inscrever no programa assim que for disponibilizado o cadastramento. É uma oportunidade de uma renda extra e de adquirir mais experiência.”

Saiba mais sobre a 5ª Bienal Internacional do Livro de Brasília (Bilb).

Confira mais fotos do evento no Flickr da OAB/DF.


Texto: Esther Caldas
Fotos: Roberto Rodrigues
Comunicação OAB/DF