Campanha Dignidade Menstrual: Comissão de Ciências Criminais da Subseção de Águas Claras entrega 20 mil absorventes - OAB DF

Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal

Campanha Dignidade Menstrual: Comissão de Ciências Criminais da Subseção de Águas Claras entrega 20 mil absorventes

A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), por meio da Comissão de Ciências Criminais da Subseção de Águas Claras, entregou 12 mil unidades absorventes higiênicos à Rede Solidária Anjos do Amanhã, programa de voluntariado da Vara da Infância e da Juventude do DF (VIJ-DF). Os absorventes foram arrecadados por meio da Campanha de Dignidade Menstrual da Comissão e serão destinados a jovens do sistema socioeducativo e de entidades de acolhimento do DF.

Parte das doações já foi entregue por comitiva composta por membros da VIJ-DF e da OAB/DF na Unidade de Internação Feminina do Gama e na Unidade Feminina de Semiliberdade do Guará na última terça-feira (11). A ação contou com o apoio da diretoria da Subseção de Águas Claras da OAB, presidida por Eric Gustavo.

A iniciativa teve o intuito de contribuir com a dignidade menstrual das meninas e mulheres que enfrentam dificuldades para adquirir absorventes. O presidente da Comissão de Ciências Criminais da Subseção de Águas Claras, Welbert Gomes Freitas, conta que ao ouvir relatos acerca da precariedade com que o período menstrual era enfrentado, membros da Comissão se sentiram motivados a colaborar com a mudança desse cenário.

“A campanha foi motivada a partir do momento em que tomamos conhecimento de que mulheres privadas de liberdade e em acolhimento institucional utilizavam-se de miolos de pão e tiras de tecido para conter o fluxo menstrual. Ao saber desta triste realidade, nos unimos para tentar suprir parte dessa deficiência que lamentavelmente ocorre não só nos presídios e centros de internações do Distrito Federal, mas como em todo Brasil.”

O presidente da Subseção de Águas Claras, Eric Gustavo, elogiou a mobilização da Comissão em promover a campanha. “A OAB/DF está exercendo o seu papel, sendo protagonista da sociedade civil, de fato, não só para a advocacia, mas para toda sociedade.”

Com essa iniciativa, a Subseção da OAB/DF torna-se parceira oficial da Rede Solidária Anjos do Amanhã. O supervisor do programa de voluntariado da VIJ-DF, Márcio Alves, comemorou o novo parceiro e lembrou o papel coletivo de assegurar os direitos de crianças e adolescentes. “É sempre importante recordar a relevância da participação da comunidade, dos voluntários, como complementares à ação do Estado”, destacou o supervisor. A supervisora substituta do programa, Marianna Queiroz, reforçou o cumprimento. “A Rede Solidária foi criada para ser um braço a mais em prol do público infantojuvenil. Ter vocês como um parceiro é muito importante. Sobrevivemos dessas parcerias”, afirmou Marianna.

A vice-presidente da Comissão de Ciências Criminais, Alline Novaes, conta que atuar na campanha e participar da entrega foi gratificante. “Como mulher, eu sei o quanto o período menstrual nos deixa mais vulneráveis e sensíveis. No período do ciclo menstrual é fundamental a higienização e trocas de absorventes pontualmente a fim de evitar doenças, bem como o desconforto causado nesse período. Esse trabalho em equipe foi transformador para mim, e o resultado que desempenhamos juntos foi surpreendente! Como mulher e mãe de cinco meninas eu bem sei o quanto essa temática é parte de nossas vidas.”

O vice-presidente da Comissão de Prerrogativas da Subseção de Águas Claras, Daniel J. Kaefer, representando seu presidente, Éder Fior, reforçou que o ato simboliza a cooperação entre instituições com funções públicas e sociais. “A ação da OAB/DF visa também demonstrar que a entidade está disponível para atender as demandas mais latentes da sociedade, principalmente das pessoas mais necessitadas”, frisou o advogado.

A segunda etapa das entregas, prevista para acontecer no dia 27/10, será direcionada para o Presídio Feminino do Distrito Federal e para a comunidade do Sol Nascente, totalizando 7 mil unidades de absorventes.

Acesse mais fotos da ação no Flickr da OAB/DF.

Comunicação OAB/DF com informações do TJDFT
Fotos: Roberto Rodrigues