A Comissão de Relações Internacionais vem a público manifestar a sua satisfação com a notícia da reeleição do professor Antonio Augusto Cançado Trindade à Corte Internacional de Justiça (CIJ), em Haia, Holanda. O novo mandato de Cançado Trindade será de nove anos e começa no dia 6 de fevereiro.
Clarita Costa Maia, presidente da Comissão, parabenizou a conquista de Cançado Trindade. “Novamente ao juízo, no qual no primeiro mandato recebeu a maior votação da história das escolhas de juízes da Corte Internacional de Justiça, Cançado Trindade honrará à comunidade jurídica brasileira e inspirará gerações de internacionalistas”.
Antonio Augusto Cançado Trindade é mestre e doutor em Direito Internacional pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido, com tese laureada com o mais elevado nível de reconhecimento por excelência e inovação jurídica. Foi Consultor Jurídico do Ministério das Relações Exteriores, tendo influenciado, de forma inequívoca, as robustas teses jurídicas brasileiras nas negociações internacionais com as quais o Brasil se destacou nos fóruns multilaterais.
Na condição de presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos, liderou teses jurídicas que colocaram o Sistema Interamericano de Direitos Humanos na vanguarda de seus congêneres, tornando o sistema regional um líder e formador de tendências.