Na noite desta quarta-feira (09), foram empossados 105 novos diretores e membros de 25 comissões temáticas da Subseção de Ceilândia da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF). O evento foi realizado no auditório da Subseção respeitando-se todos os protocolos sanitários e também foi acompanhado por transmissão on-line. Além das comissões foram oficializados cinco novos diretores e 17 conselheiros da região administrativa.
A posse foi comandada pela vice-presidente de Ceilândia, Hanelise dos Santos Justo, que assumiu a presidência de forma temporária em homenagem ao Mês da Mulher. “Queria agradecer a todos que tomam posse hoje e que aceitaram esse desafio de lutar pela advocacia. Sinto-me honrada de fazer parte dessa diretoria, com tantos advogados e advogadas comprometidos com a justiça e a sociedade”, disse.
Délio Lins e Silva Jr., presidente da OAB/DF, comentou em seu discurso na abertura do evento sobre o orgulho que sente de lutar pela Ordem, lembrou de sua própria história e comemorou a importância das comissões. “Nós somos uma casa de portas abertas para a defesa da liberdade e do Estado Democrático de Direito. A maior porta de abertura para a sociedade são as comissões, é onde tudo acontece. Aqui nós sentimos o real, verdadeiro e mais importante dever da nossa casa: a defesa não só da advocacia, mas a defesa da sociedade”, exaltou Délio, que citou a luta dos advogados de Ceilândia por suas prerrogativas no caso onde um colega foi vítima de abuso de autoridade.
Já o presidente licenciado da Subseção, Leonardo Rabelo, falou do período de pandemia e dos desafios da advocacia de Ceilândia. “Temos muito orgulho da nossa cidade, a maior do Distrito Federal, responsável por cerca de 25% do Produto Interno Bruto (PIB) da nossa região. Nossa Subseção hoje é a luz guia de toda a advocacia ceilandense e cabe a todos nós, trabalharmos para que ela brilhe com mais intensidade. Fico muito feliz por estarmos com casa cheia novamente depois desse longo período onde a Covid impossibilitou nossos encontros. As nossas portas estão sempre abertas para vocês, viva a advocacia ceilandense!”, comemorou Rabelo.
Quebra de protocolo
No encerramento do evento, o presidente Délio quebrou o protocolo para dar voz ao advogado ceilandense, e diretor de Prerrogativas da OAB/DF, Newton Rubens de Oliveira, que ressaltou a defesa dos direitos da advocacia e de sua gratidão aos colegas pela missão a ele delegada. “Queria agradecer a confiança a mim delegada e aos meus colegas de Ceilândia por poder representá-los junto à direção da OAB/DF. Nossa missão é defender as prerrogativas, e isso significa dizer que assim como para cada juiz ali está a magistratura, para cada promotor ali está o Ministério Público (MP), para cada advogado ali está a OAB, pois não existe advocacia individual, só somos fortes quando estamos unidos e somos respeitados”, finalizou.
Além dos empossados e empossadas nas Comissões Temáticas, participaram da solenidade membros da diretoria da OAB/DF, da Subseção Ceilândia, convidados de outras subseções, familiares e amigos dos novos membros.