Comissão da Advocacia Pública Federal participa de mobilização de membros da AGU - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

Comissão da Advocacia Pública Federal participa de mobilização de membros da AGU

Brasília, 03/10/2014 – A Comissão da Advocacia Pública Federal da OAB/DF participou do Dia Nacional de Paralisação da Advocacia Pública Federal, realizado na quarta-feira (1º), por membros da Advocacia-Geral da União (AGU) e entidades associativas (UNAFE, SINPROFAZ, ANAUNI, ANAJUR, ANPREV E APBC), em frente ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O evento, ocorrido em várias cidades, chamou a atenção do Governo ao descaso com a AGU e seus membros. Foi realizada, ainda, uma caminhada até a sede do Governo Federal, onde os membros da instituição fizeram um ato simbólico, com o depósito de Constituições Federais nas proximidades da rampa do Palácio do Planalto.

Na ocasião, diversas entidades e membros da AGU destacaram a falta de diálogo com o Governo, a valorização condizente com a relevância das funções desenvolvidas pelos seus membros, apoio para aprovação da PEC 82 (a chamada PEC da probidade) e para os honorários de sucumbência no projeto do Código de Processo de Civil que tramita na Comissão Especial, carências estruturais com quadros e remuneração defasados, e isonomia de tratamento entre as funções essenciais à justiça, como previsto na Constituição Federal.

“O governo federal precisa reconhecer, tal como já se dá conta à sociedade, que a AGU é uma das instituições mais importantes deste País, pois ela está sempre presente na elaboração e na execução das políticas públicas promovidas pelo Estado brasileiro”, ressaltou o Elomar Lobato, presidente da Comissão da Advocacia Pública Federal da OAB/DF. Cabe à AGU, as atividades de consultoria e assessoramento jurídicos da alta administração, inclusive dos Ministros e do Presidente da República.

Além do presidente estiveram presentes, Paulo Álvares Babilônia, vice-presidente da Comissão da Advocacia Pública Federal da OAB/DF, Wendson Ribeiro, secretário-geral adjunto da Comissão da Advocacia Pública Federal da OAB/DF, e os membros Paulo Renato Nardelli, Roberto Mota, Francisca A. Norjosa e Marcelino Rodrigues.

Foto – Divulgação
Comunicação social – jornalismo
OAB/DF