Foi publicado nesta terça-feira (11/06) o e-book “As Mulheres da Advocacia Brasileira: Pensamento e Reflexões sobre o Direito” durante a III Conferência Distrital da Mulher Advogada. A segunda edição do e-book elaborado pela Comissão da Mulher Advogada da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), inclui artigos de 27 mulheres, entre advogadas e estudantes de Direito.
O projeto, desenvolvido exclusivamente por mulheres, aborda diversos de temas, como maternidade e advocacia, crimes sexuais sob a perspectiva de gênero, assédio moral institucional, o papel político feminino, entre outros.
Lenda Tariana, vice-presidente da OAB/DF e autora do prefácio do e-book, enfatizou a relevância da obra. “Este livro, escrito por mulheres da advocacia, é uma celebração dessas conquistas e um chamado à ação para que continuemos a promover a igualdade de gênero. Ler e ouvir mulheres é uma forma poderosa de aprender e de se inspirar.”
O secretário-geral da OAB/DF, Paulo Maurício Siqueira, reforçou a importância de eventos que ampliem o espaço e a voz das mulheres na advocacia. “É um dia histórico que vai ficar marcado aqui para todos sempre na nossa casa e que venham muitos outros eventos com essa capacidade de vocês que é impressionante. Hoje é um dia que realmente vai ficar marcado para todos nós. Parabéns à organização, na pessoa da Nildete.”
Nildete Santana, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/DF, compartilhou sua visão sobre o projeto. “Esse é um momento de incentivar mulheres advogadas a escreverem. Iniciar suas carreiras na produção de artigos científicos sobre um tema jurídico de seu interesse. Nos programamos o lançamento do ebook para a Conferência afim de ampliar a visibilidade e o alcance desse trabalho que habilita mulheres como autoras, traz credibilidade e densidade a profissão. A certeza da possibilidade gera frutos genuínos e valorosos. Parabéns a todas as autoras.”
Catharina Orbage, uma das organizadoras do e-book e doutora em Direito, ressaltou a importância do livro eletrônico para a visibilidade e valorização das mulheres na advocacia. “Quando a gente fala de um e-book, quando a gente fala de um livro, é uma oportunidade de transformar uma advogada, uma professora, uma mãe, em autora, em escritora, e pesquisadora. É mais uma opção de carreira, é mais uma transformação de vida. Então, sintam-se empoderadas nessa missão e não parem aqui, sigam adiante, porque isso é muito importante.”
Jornalismo OAB/DF