A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) participou do Congresso Autismos em Foco, por meio da Comissão de Defesa das Pessoas com Autismo. O evento foi organizado pelo Instituto Steinkopf e teve como objetivo combater o preconceito, oferecer informações de qualidade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e fortalecer o propósito de inclusão e conscientização.
Além disso, durante o congresso, foi realizado o Mapa Autismo Brasil, uma pesquisa que buscou levantar o perfil e características sociodemográficas das pessoas diagnosticadas com autismo no país, bem como suas necessidades. O estudo foi conduzido pelo Instituto Steinkopf, uma associação sem fins lucrativos, em parceria com o Núcleo de Autismo e Neuro diversidade da Universidade de Brasília (UNB), e obteve um total de 3 mil respostas aos questionários iniciados.
A conferência contou com a presença da presidente da Comissão de Defesa das Pessoas com Autismo da OAB/DF, Flávia Amaral, Jéssica Emídio, vice-presidente da Comissão, Larissa Argenta, presidente da Comissão de Defesa das Pessoas com Autismo da Subseção de Taguatinga, e Marianna Rabello, membro da Comissão da Seccional.
Para a presidente da Comissão de Defesa das Pessoas com Autismo da OAB/DF, Flávia Amaral, “o objetivo da participação da OAB/DF no evento do MAB (Mapa Autismo Brasil) foi o de fortalecer o compromisso com o cidadão e com um país mais inclusivo. A pesquisa trouxe informação sobre uma quantidade inicial de 3.000 autistas, o que pode gerar melhoria de políticas públicas e outros benefícios para a comunidade autista, podendo se somar a outros dados do GDF.”
Além dos temas já mencionados, a convenção abordou outras questões essenciais, como: Autismo e genética, a disfunção do Processamento de Integração Sensorial sob a perspectiva do profissional da terapia ocupacional, atualidades no diagnóstico do TEA e a comunicação aumentativa alternativa.
Comunicação OAB/DF — Jornalismo