A Diretoria da Comissão de Assuntos Penitenciários da OAB/DF, se reuniu na última terça-feira (11/10), com o Núcleo de Execução Penal da Defensoria Pública do Distrito Federal (NEPDP/DF). O encontro serviu para aumentar e estreitar o relacionamento entre as instituições, principalmente na construção de uma parceria em temas relevantes para a advocacia e a sociedade. Entre os temas tratados estavam reclamações recebidas via Comissão sobre as visitas aos reeducandos, a alimentação e a assistência à saúde dentro do sistema prisional.
Para a presidente da Comissão de Assuntos Penitenciários da OAB/DF, Ione Oliveira, esta foi apenas a primeira reunião para que os assuntos começassem a ser discutidos em busca de soluções em conjunto com o NEPDP/DF. “Foi fundamental ter a oportunidade de estreitar relações com os defensores, que gentil e abertamente nos receberam. Existe uma necessidade urgente que os reeducandos, seus familiares e visitantes têm de vivenciar melhorias no Sistema Penitenciário do DF, principalmente no que diz respeito à saúde, alimentação e visitas. A parceria entre as Instituições na atuação frente às diversas violações de direitos que ocorrem todos os dias certamente fortalecerá a busca por soluções mais rápidas e assertivas para todos”, explicou Ione.
Também participaram da visita, representando a OAB/DF, o vice-presidente da Comissão, Diego Nunes, e a secretária-geral adjunta da Comissão, Bárbara Fagundes. Eles foram recebidos pelo coordenador do NEPDP/DF, Reinaldo Rossano, e pelo defensor público Felipe Zucchini, responsável pela atuação nas tutelas coletivas do NEPDP/DF.
Comunicação OAB/DF