Para capacitar e auxiliar os advogados do Distrito Federal nos novos procedimentos adotados pelo Poder Judiciário, a Comissão Extraordinária de Processo Eletrônico trabalhou ativamente no ano passado.
Em 2011, firmou acordo operacional com o Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado de São Paulo, para facilitar e democratizar a aquisição do certificado digital. As subseções de Taguatinga, Gama e Sobradinho receberam cursos sobre o tema.
Também foi criado um posto móvel para emissão de certificados e disponibilizados manuais acerca do processo eletrônico no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, na Justiça do Trabalho, no Superior Tribunal de Justiça e no Supremo Tribunal Federal.
Além de divulgar informações úteis aos usuários do peticionamento eletrônico no site da Seccional, a Comissão participou de reuniões no STF e no Conselho Nacional de Justiça para aperfeiçoar o sistema.
Durante o ano, a OAB/DF disponibilizou o e-mail [email protected] para receber dúvidas, sugestões ou reclamações sobre processo eletrônico e certificação digital. “Esse canal de comunicação é de suma importância, tanto para a Ordem conhecer as dificuldades que os advogados estão encontrando com a implementação do meio eletrônico, como para os próprios advogados se sentirem apoiados pela entidade nesse novo processo”, ressaltou o presidente da Comissão, Roberto Mariano Soares.
“A Ordem, atenta à nova realidade da advocacia, tem trabalhado para promover a inclusão digital dos advogados, capacitando-os, facilitando e barateando o acesso ao certificado digital, o que sinaliza o engajamento da OAB/DF no cumprimento de sua missão”, concluiu.
Reportagem – Thayanne Braga
Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF