Comissões da Mulher Advogada e OAB Social entregam 5 mil itens de higiene para mulheres na Estrutural - OAB DF

Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal

Comissões da Mulher Advogada e OAB Social entregam 5 mil itens de higiene para mulheres na Estrutural

Na manhã desta segunda-feira (12/09), cerca de 5 mil itens, distribuídos em 140 kits de higiene, foram entregues para as integrantes da Associação “Mulheres Poderosas”, na Comunidade Santa Luzia, na Estrutural. A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), por meio da Comissão da Mulher Advogada e com o apoio da Comissão OAB Social, promoveu a ação com o intuito de acolher essas mulheres em suas necessidades básicas da feminilidade.

Segundo a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Nildete Santana, a campanha foi um sucesso. “Em julho decidimos fazer essa campanha de arrecadação de itens de higiene para a montagem de kits, todos contendo absorventes. Tivemos a parceria da Comissão OAB Social. Foi um sucesso, pois precisávamos de 50 kits para atender a quantidade de mulheres da Associação e arrecadamos o suficiente para 140 kits, ou seja, quase o triplo da meta.”

Sobre o resultado da ação, Nildete Santana destaca a alegria de mobilizar pessoas para fazer o bem. “É muito gratificante poder expressar o acolhimento e a união a outras mulheres que, assim como nós, têm necessidades específicas do universo feminino. Continuaremos com essa missão, pois é engrandecedor para a OAB/DF e para cada uma de nós.”

Nildete Santana acrescenta que a conscientização acerca da realidade das mulheres em vulnerabilidade é fundamental para mudar o cenário. “É preciso conscientizar a sociedade sobre a importância de promover campanhas como essa e acolher as mulheres, especialmente aquelas que já se encontram em situação de precariedade em tantas áreas. Então, acredito que contribuir para reduzir essas limitações é um papel que podemos exercer.”

Ela explica ainda que todos os kits continham absorventes e destaca o quanto esse item ainda é inacessível para muitas mulheres e meninas. “Devido às limitações financeiras, muitas deixam de ter uma rotina normal, pois não podem comprar absorventes. Deixando até de ir para a escola nesse período. Então, há necessidade de que o poder público tenha uma atenção especial para essas comunidades carentes.”

Na mesma tônica, a presidente da Comissão OAB Social, Francisca Aires, endossou a necessidade de acolhimento. “Ouvimos muitos relatos comoventes das mães que não possuem condições de comprar os itens de higiene para si e para suas filhas e encaram inúmeros constrangimentos, principalmente no período escolar. É uma campanha muito bem recebida, sempre há muita expectativa.”

Em nome das mulheres que receberam os kits de higiene, a presidente da Associação “Mulheres Poderosas”, Valquíria Ferreira Dias, agradeceu as doações dos kits de higiene e destacou o valor da solidariedade. “É muito importante pra todas as meninas receber esse apoio, saber que não estão sozinhas. Na comunidade há mulheres que trabalham como catadoras, algumas são mães solteiras e ainda cuidam de filhos com deficiência.”


Texto: Esther Caldas

Comunicação OAB/DF