Conselheiro da OAB/DF, Caio Leonardo, discursa em Audiência Pública sobre Educação Inclusiva no STF - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

Conselheiro da OAB/DF, Caio Leonardo, discursa em Audiência Pública sobre Educação Inclusiva no STF

O conselheiro Seccional e presidente da Comissão de Relações Institucionais e Governamentais da OAB/DF, Caio Leonardo Bessa Rodrigues, discursou nesta terça-feira (24) na Audiência Pública sobre Educação Inclusiva no Supremo Tribunal Federal (STF) representando a Rede Nacional Primeira Infância (RNPI).

Na sua fala, o dr. Caio Leonardo iniciou fazendo uma áudiodescrição para incluir os ouvintes deficientes visuais e em seguida defendeu uma educação inclusiva e com diversidade desde a primeira infância. “Vou tentar representar bem a Rede Nacional Primeira Infância, que nos seus apontamentos ao ministro defendeu que a educação inclusiva é um direito fundamental desde a primeira infância. Assim é fundamental que a primeira infância seja garantida um ambiente com a maior diversidade possível, porque é ali que se podem construir os estranhamentos, os preconceitos, ou em seu lugar os afetos e as amizades de vida inteira e um outro entendimento de vida em sociedade.”

O conselheiro Seccional, centrou sua fala no artigo sétimo da Convenção sobre o Direito das Pessoas com Deficiência e destacou algumas violações desses direitos. “Reduzir alguém a sua deficiência é uma questão política. Uma pessoa com uma deficiência não é a sua deficiência. A educação do surdo pensada a partir da sua condição é a negação da sua individualidade nas demais dimensões da sua personalidade e da sua identidade e do seu lugar na sociedade”, salientou.

Caio Leonardo terminou sua participação com uma proposição otimista em um futuro mais inclusivo. “A fala de hoje é uma resistência ao retrocesso e uma proposição de futuro, as crianças da primeira infância de hoje se educadas para a inclusão vão configurar no espaço de uma geração uma sociedade brasileira em que todos falarão português e libras. Nós estamos agora lutando em um processo político pelo direito de vivermos em uma sociedade livre e justa e solidária”, finalizou.

Veja aqui o vídeo da participação completa do conselheiro da OAB/DF, Caio Leonardo na Audiência Pública sobre Educação Inclusiva no STF:

Texto: André Luca (estagiário sob supervisão de Esther Caldas)

Comunicação OAB