A mais alta comenda da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) será recebida por dez notáveis mulheres do Direito. O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira (3) durante a primeira sessão do Conselho Pleno, que aprovou, por unanimidade, as indicações para o recebimento da medalha Myrthes Gomes de Campos edição 2022.
A lista de indicadas pela Comissão da Mulher Advogada foi previamente aprovada pela Diretoria da OAB/DF, que entendeu por bem que os nomes das indicadas, neste ano, fossem da área jurídica. A presidente da Comissão da Mulher Advogada, Nildete Santana de Oliveira, destacou que a entrega da Medalha Myrthes Gomes de Campos ocorrerá no próximo Dia Internacional da Mulher, 8 de março de 2022, em solenidade híbrida, transmitida pelo canal oficial da OAB/DF no Youtube.
Serão agraciadas as advogadas: Aline Melo Franco; Andréa Saboia; Célia Arruda; Cristina Tubino; Daniela Teixeira; Fernanda Marinela; Josefina Serra dos Santos e Marília Gallo. Também receberão a Medalha as ministras: Maria Thereza de Assis Moura e Dora Maria da Costa.
O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., parabenizou o trabalho realizado pela Comissão da Mulher Advogada e enalteceu as indicadas. “É um reconhecimento merecido às mulheres que tanto fazem pela advocacia e pela sociedade.”
Nildete Santana destacou que este ano a entrega da Medalha tem um significado ainda mais especial. “É muito emocionante o que estamos vivendo, trata-se de um momento histórico. A OAB/DF já praticava a paridade desde 2019, mas hoje isso tem se tornado uma realidade no país inteiro. Então a Medalha e esse reconhecimento são símbolos de uma representação feminina muito forte.”
Medalha Myrthes Gomes de Campos
A Medalha carrega o nome da primeira mulher a exercer a advocacia no Brasil. Natural de Macaé, no estado do Rio de Janeiro, Myrthes Gomes de Campos concluiu o bacharelado em Direito em 1898, mas, por ser mulher, apenas em 1906 conseguiu ingressar no quadro de sócios efetivos do Instituto dos Advogados do Brasil, condição necessária para o exercício profissional da advocacia.
Instituída em 25 de fevereiro de 2016, a medalha Myrthes Campos é concedida pela OAB/DF a advogadas e autoridades com atuação efetiva no cenário jurídico do DF, com destaque para a defesa dos direitos, dos interesses e da valorização das mulheres e de suas prerrogativas.
Foto: Valter Zica
Comunicação OAB/DF