Direito Sistêmico: Palestras sobre comunicação não violenta geram resultados e entram no calendário escolar - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

Direito Sistêmico: Palestras sobre comunicação não violenta geram resultados e entram no calendário escolar

Crianças e adolescentes já têm demonstrado mudança de comportamento como fruto das palestras sobre comunicação não violenta, empatia, diversidade e respeito, ministradas pela Comissão de Direito Sistêmico da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF).

A constatação foi verbalizada pela Diretoria do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 405 do Recanto das Emas em forma de agradecimento e de convite para que as palestras continuem a acontecer durante o ano letivo de 2024.

Em carta de agradecimento, os dirigentes afirmam que “a palestra foi de enorme aproveitamento para os alunos e docentes. Esse trabalho foi de grande suporte para a escola no ano de 2023, visto que a unidade escolar se encontra em comunidade com grande vulnerabilidade social e casos de violência. Almejamos solicitar novamente que ministrem a palestra aos alunos, em data a combinar, para o público de 2024”.

A presidente da Comissão de Direito Sistêmico, Marcela Furst, externou a satisfação em poder contribuir com a escola e com toda a comunidade, em geral. “Estou muito feliz por nosso trabalho ter um impacto social relevante e trazer suporte para, nas palavras deles, uma comunidade com vulnerabilidade social e casos de violência.”

A advogada e integrante da Comissão de Direito Sistêmico, Lívia Gramajo, destacou que a experiência foi enriquecedora para ambos. “É extremamente gratificante ver que o nosso Projeto ‘OAB Vai à Escola’, da Comissão de Direito Sistêmico da OAB/DF, teve um impacto positivo para a comunidade escolar do CEF 405 do Recanto das Emas. Em um ambiente escolar, onde os conflitos são inevitáveis, iniciar um diálogo de maneira aberta e empática pode fazer toda a diferença. É importante criar uma conexão genuína com o outro, sem defensivas ou ataques, para construir uma cultura de respeito e compreensão mútua. Estou comprometida a continuar contribuindo para o bem-estar e a segurança dos alunos nas escolas do Distrito Federal por meio desse projeto junto à OAB/DF.”

A palestra ocorreu em junho de 2023 para os alunos de 6º e 7º anos do CEF 405 do Recanto das Emas. No mesmo mês, a equipe também ministrou palestra para os alunos de 8º e 9º anos do CEF 404 de Samambaia.

Clique aqui e saiba mais sobre a atuação da Comissão nas escolas.


Jornalismo OAB/DF