Eleições virtuais: OAB/DF prevê aumento de participação e redução na abstenção - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

Eleições virtuais: OAB/DF prevê aumento de participação e redução na abstenção

As eleições da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) ocorrerão na segunda quinzena de novembro, e tanto a instituição quanto a advocacia podem aguardar, nos próximos dias, a publicação do edital e o registro das chapas concorrentes. O edital será divulgado 45 dias antes das eleições, contendo todas as informações e orientações para o processo de votação. A OAB/DF fará ampla divulgação das regras e instruirá a advocacia sobre como proceder no voto.

A OAB/DF é pioneira em votação online, já tendo implementado o sistema com grande sucesso e total transparência em 2021. O resultado foi tão positivo que, neste ano, além do Distrito Federal, outras 14 Seccionais também adotarão a votação virtual, seguindo as orientações do Conselho Federal da OAB.

Em 2021, apenas cinco Seccionais utilizaram a modalidade virtual para a renovação de suas diretorias e conselhos. No Distrito Federal, o formato foi amplamente aceito pela advocacia, com uma participação recorde de 81,29% dos eleitores aptos.

O formato virtual permite que advogadas e advogados votem de maneira prática e segura pela internet, de qualquer lugar, eliminando a necessidade de comparecimento presencial aos locais de votação. Isso facilita a participação da classe no processo de escolha dos dirigentes do Sistema OAB e reduz a abstenção.

O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., destacou a importância do formato virtual: “A modalidade, adotada de forma pioneira em 2021, trouxe resultados impressionantes. Tivemos a participação de eleitores em todos os estados do Brasil e em mais de 20 países, com os Estados Unidos registrando a maior votação no exterior, com 217 votos.”

Espera-se que as eleições virtuais promovam uma maior participação da classe e proporcionem economia aos cofres das Seccionais, já que os custos são significativamente menores em comparação às eleições presenciais.

Acompanhe as atualizações sobre as eleições no site e nas redes sociais oficiais da OAB/DF.

Jornalismo OAB/DF

1 comentário em “Eleições virtuais: OAB/DF prevê aumento de participação e redução na abstenção”

Deixe um comentário