Entrega de carteiras: 47 novos advogados prestam juramento na OAB/DF - OAB DF

Entrega de carteiras: 47 novos advogados prestam juramento na OAB/DF

Na última quinta-feira (23/01), a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) realizou a solenidade de entrega de carteiras para 47 novos advogados. Durante o evento, os novos advogados prestaram o juramento, marcando o início de suas carreiras na profissão.

Em seu discurso, o presidente da OAB/DF, Paulo Maurício Siqueira, destacou a importância da ética e do respeito no exercício da advocacia. “As regras são simples: sejam verdadeiros, cumpram os prazos, respeitem seus clientes, magistrados, juízes, membros do Ministério Público e delegados. Eles também precisam respeitar vocês. Para isso, vocês terão o suporte 24 horas desta casa para defender as suas prerrogativas. Mas lembrem-se: vocês são os primeiros a defendê-las, comportando-se de forma firme, mas respeitosa.”

Ele também incentivou os novos advogados a enxergarem a advocacia como uma jornada de longo prazo. “Lembrem-se: isso não é uma corrida de 100 metros. Vocês estão entrando em uma ultramaratona, com obstáculos e desafios, mas que termina com a certeza de sucesso. A Ordem dos Advogados do Brasil está muito feliz em recebê-los. Agora, é hora de festejar com a família. Sejam muito felizes. Parabéns e sejam bem-vindos!”

ROB_8360

Já a diretora-tesoureira da OAB/DF, Raquel Cândido, reforçou que a entidade está disponível para auxiliar a advocacia. “As portas de todos nós estão abertas, seja na Caixa de Assistência, aqui no quarto andar, ou em qualquer lugar em que precisarem. Não pensem que precisam caminhar sozinhos. Sei que essa angústia, às vezes, bate no coração. Sejam muito felizes, tenham muito sucesso e ótimos honorários! Afinal, essa é uma profissão que transforma vidas e famílias — transformou a minha.”

A presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF), Lenda Tariana, por sua vez, lembrou dos desafios enfrentados pela jovem advocacia e das conquistas alcançadas. “É importante que vocês saibam que, na época em que pegamos a nossa carteira, ninguém recebia um certificado digital gratuito. Isso é fruto de um esforço coletivo, porque houve gente lá atrás que não tinha condições de pagar o certificado digital — e eu me incluo nesse grupo. Na época, custava quase R$ 300. Nós temos trabalhado diuturnamente para amparar, especialmente, a jovem advocacia, porque sabemos o quanto esse começo é importante e o quanto é árduo.”

Na ocasião, o orador da turma, Pedro Horácio Borges, compartilhou sua história pessoal e falou sobre o papel do advogado na sociedade. “Quando decidi deixar o conforto do serviço público, a estabilidade e o ar condicionado de um dos maiores tribunais do país para assumir o compromisso da advocacia, fiz uma escolha que muitos consideraram corajosa. Mas a verdadeira coragem, eu vejo por outro ponto: assumir, perante a sociedade, o compromisso de ser o protagonista na realização da justiça. O advogado é o protagonista da Justiça e, fora as carreiras de Estado — juiz, promotor, policial —, é a única profissão expressamente prevista na Constituição Federal.”

A paraninfa da solenidade, a conselheira federal Renata Amaral, incentivou os novos advogados a se guiarem pelo propósito e pela ética. “Não deixem que as incertezas guiem vocês. Vocês têm um propósito, um norte agora: exercer a advocacia, a nossa profissão, com dignidade e independência, observando o juramento, a ética e os deveres que lhes foram conferidos. Defender a Constituição, a ordem jurídica, o Estado Democrático, os direitos humanos e a boa aplicação das leis.”

Veja aqui as fotos da solenidade.

Jornalismo OAB/DF

Deixe um comentário