Entrega de carteiras: 83 novos advogados são recebidos na OAB/DF - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

Entrega de carteiras: 83 novos advogados são recebidos na OAB/DF

Nesta quarta-feira (04/12), a Seccional Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), realizou duas cerimônias para receber 83 novos profissionais na advocacia. Durante as solenidades, os advogados prestaram juramento, se comprometeram a seguir os princípios do Código de Ética e Disciplina da OAB, e receberam suas carteiras.

04.12.2024 Solenidade de Entrega de Carteiras Período da Tarde OAB-DF Fotos: Roberto Rodrigues

Os novos advogados reafirmaram seu compromisso com princípios como honestidade, lealdade e dignidade profissional, em uma demonstração de responsabilidade com a profissão de advogado.

Na ocasião, o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Júnior, recebeu os novos advogados. “Vocês entram hoje nesta Casa de uma forma oficial, contem conosco, contem com a OAB 24 horas por dia, 365 dias por ano, contem sempre com a gente. Vocês agora fazem parte desse time, e eu espero encontrar com vocês nos corredores, nos fóruns, nas delegacias, nos cursos, aqui, enfim, em todos os andares da nossa Casa.”

Em seu discurso, a oradora da turma, Caroline Aparecida Batista, ressaltou o compromisso que o título de advogado exige. “Receber o cartão do advogado não é apenas um mérito acadêmico, mas também um compromisso com a justiça, os direitos humanos, a cidadania e, claro, com a Constituição Federal.” Ela destacou ainda que o papel da advocacia é essencial para a construção de uma sociedade mais justa, envolvendo não apenas o conhecimento técnico, mas também empatia, coragem e ética.”

Já a paraninfa da turma e conselheira seccional da OAB/DF, Ana Paula Meneses, enfatizou que a advocacia é um constante aprendizado e que erros e divergências fazem parte do cotidiano jurídico. “No começo, achamos que não sabemos nada, que juízes, promotores e grandes advogados não erram. Mas isso é uma falácia. Nosso dever é sempre estudar, reciclar e lutar pelos nossos ideais, compreendendo que o direito é feito de diferentes entendimentos.”

Na última solenidade do dia, a vice-presidente da OAB/DF, Lenda Tariana, destacou que o sucesso na advocacia não é apenas uma questão de conhecimento, mas de ética, superação e resiliência. “Nada nos diminui na nossa carreira que não seja a falta de ética, profissionalismo ou competência. Não será a cor da nossa pele, a textura do nosso cabelo ou o que fizemos para chegar aqui que determinará o nosso valor.”

Lenda também relembrou episódios pessoais, como a mensagem que enviou ao motorista do ônibus que a levava à faculdade, agradecendo pelo papel que ele teve em sua trajetória. “Quando a gente compartilha a nossa história com as pessoas, percebemos que estamos entrando na história delas também.”

Na celebração da tarde, a oradora Rebeca Silva, falou sobre gratidão e reconhecimento. “Hoje, diante de todos, tenho a honra e a responsabilidade de falar em nome dos nossos colegas que, como eu, atravessaram um longo caminho de estudo, dedicação e incertezas. Primeiramente, quero expressar minha profunda gratidão a Deus, pois sem Ele, não estaríamos aqui. Aos nossos familiares, que nos apoiaram em cada passo e sacrificaram tanto por nós, e aos professores, que nos ensinaram a importância da ética e do respeito, além do conhecimento jurídico.”

Diego Póvoa, advogado e professor de oratória e comunicação e paraninfo da turma da tarde, reforçou sobre a importância de ter referências na profissão. “A advocacia exige mais do que conhecimento técnico; exige uma conexão humana, uma escuta atenta. E lembrem-se: nossa profissão é sobre pessoas e, muitas vezes, um simples ato de ouvir pode fazer toda a diferença.”

Veja as fotos das solenidades

Jornalismo OAB/DF

Deixe um comentário